Cidades

Tumulto em posto de saúde demonstra debilidade no sistema

A denúncia da população do bairro, por meio das redes sociais, foi constatada pela equipe do Circuito Mato Grosso que chegou ao local logo após o imbróglio. Na entrada da unidade, a água barrenta, resultado da lavagem do chão, mostrava que o PSF e a Secretaria chegaram ao um acordo ao menos nesse problema. A funcionária que realizava a limpeza teria sido deslocada do Centro de Saúde do Bairro Cohab São Gonçalo.

Desvio de função

Segundo informações colhidas no local, após a saída da funcionária, a Secretaria informou que não poderia contratar funcionários no momento. Por isso, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde, deveriam estabelecer uma escala para a limpeza, em um claro desvio de função. 

Problema é apenas mais um

Outras situações que prejudicam um melhor atendimento no PSF são antigas, entre elas a geladeira de vacinas que está inadequada para o armazenamento das doses, pois não regula mais a temperatura, que precisa estar entre 2°C e 8ºC. Hoje as vacinas são levadas em caixas térmicas de isopor pela SES as terças e quartas-feiras e depois recolhidas para não estragarem.

Centro de saúde recebe placa, mas não há obras na Cohab São Gonçalo

Não há na unidade, produtos de limpeza, material para curativos e é obvia a necessidade de manutenção da área externa, com mato alto, a limpeza da caixa d’água sem tampa há quase dois anos e mudança dos condicionadores de ar, apenas o da sala de vacina funciona bem. Na sala de reunião não tem sequer ventilador.

Outro Lado

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá, houve um desentendimento entre unidade e funcionária, por isso, houve a mudança de locais de trabalho das funcionárias da limpeza do Residencial Coxipó com o Centro de Sáude da Cohab São Gonçalo. A mudança deve durar um mês quando outra pessoa será contratada para o PSF do Residencial.

Sobre a geladeira a assessoria disse que a Prefeitura já abriu um pregão a ser realizado pra compra de materiais, mas não existe prazo. Já no caso dos materiais de limpeza e hospitalar houve problema com a licitação anterior, por isso foram realizadas compras emergenciais.

Foto: André Romeu Foto: André Romeu

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.