Um forte terremoto atingiu o norte do Japão na madrugada de terça-feira (noite de segunda-feira no Brasil), interrompendo temporariamente os trabalhos de resfriamento em uma usina nuclear e provocando um pequeno tsunami que atingiu a mesma região de Fukushima devastada em 2011 por um tremor, um tsunami e um desastre nuclear.
O terremoto de magnitude 7,4, que foi sentido na capital Tóquio, forçou milhares de moradores a fugirem para regiões mais altas durante o amanhecer na costa nordeste do país.
Não houve relatos de mortos ou feridos em estado grave várias horas após o tremor, ocorrido às 5h59 (18h59 no horário de Brasília). O sismo foi centralizado na costa de Fukushima a uma profundidade de 10 km, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
Uma onda de 1,4 metro de altura foi registrada em Sendai, cerca de 70 km ao norte de Fukushima, e ondas menores atingiram cidades portuárias em outros pontos da costa japonesa, de acordo com a emissora NHK.
Imagens de televisão mostraram embarcações deixando portos a caminho do mar devido aos alertas sobre possíveis ondas de até 3 metros de altura.
"Nós vimos ondas grandes, mas nada que tenha superado as barreiras da maré", disse um homem na cidade de Iwaki à emissora NTV.
Imagens aéreas mostraram ondas do tsunami enchendo rios em algumas áreas, e alguns barcos de pesca virados no porto de Higashi-Matsushima, antes de a JMA suspender seus alertas.
O Serviço Geológico dos EUA mediu a magnitude do tremor de terça-feira em 6,9, revisando para baixo após estimativa inicial de 7,3.
Fonte: R7