Nacional

TSE divulga tempo de propaganda eleitoral de candidatos à presidência; PT lidera

A chapa do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva terá o maior tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão durante a campanha deste ano. A tabela que estabelece o quanto cada coligação terá disponível foi publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Diário de Justiça Eletrônico, na noite desta sexta-feira (12).

A lista com a representatividade da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional também é utilizada para a realização de debates entre os candidatos.

Na Câmara, a coligação formada pelas federações Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV) e PSOL/Rede mais Agir, Avante, PSB e Solidariedade tem 133 deputados eleitos. Esse montante está a frente dos 100 parlamentares formados pela coligação entre Republicanos, PL e PP, legenda do então presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro.

Na representação no Congresso Nacional, a coligação integrada pelo presidenciável petista soma 150 parlamentares; a de Bolsonaro acumula 109.

A Lei das Eleições e uma resolução do TSE, que trata da propaganda eleitoral, "definem, para efeito dos debates, a representação de cada partido político no Congresso Nacional como a resultante da última eleição geral, com eventuais alterações decorrentes de novas totalizações feitas até o dia 20 de julho do ano eleitoral", de acordo com a Corte eleitoral.

"Já para efeito da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, as normas estabelecem que será utilizada a representação de cada partido político na Câmara dos Deputados, resultante da eleição, com eventuais mudanças provenientes de novas totalizações feitas até o dia 20 de julho do ano eleitoral." 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus