Política

TSE anula reprovação de contas e empossa Barranco como deputado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou pedido de Valdir Barranco (PT) e autorizou que tome posse como deputado estadual na Assembleia Legislativa. A decisão é efeito da alteração de julgamento das contas de gestores públicos realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no começo deste mês. Barranco teve a candidatura negada pelo Tribunal Regional Eleitoral em 2014 por reprovação de suas contas pela Câmara de Nova Bandeirantes, município pelo qual foi eleito com mais de 19 mil votos.

À época, o cargo foi repassado para o Coronel Pery Taborelli (PSC), que agora deverá ceder cadeira.  TSE deferiu o pedido de revisão no dia 17 deste mês, acatando a argumentação de que a reprovação das contas pelo TCE não tornam Barranco inelegível.

Por maioria de votos, o TSE corroborou o entendimento da Suprema Corte de que é exclusivamente da Câmara Municipal a competência para julgar as contas de governo e as contas de gestão dos prefeitos, cabendo ao Tribunal de Contas auxiliar o Legislativo.

Barranco disse que por meio de sua assessoria jurídica que “se sente prejudicado” pelo impedimento de tomar posse durante dois anos, mas que “o passado ficou para trás”. O deputado Taborelli disse que avalia o caso para se posicionar sobre a decisão do TSE.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões