Internacional

Trump insiste na construção de muro na fronteira com México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insistiu neste domingo (27) que o Congresso americano deve encontrar uma forma de pagar pelo prometido muro a ser construído na fronteira do país com o México.

Em uma série de tuítes, Trump também advertiu México e Canadá que, caso continuem tendo uma postura difícil durante as negociações, ele terá de suspender as possíveis tentativas de renegociação do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês).

Ambos os posicionamentos o colocam em confronto com os congressistas americanos e com os países vizinhos, mas também consolidam sua popularidade em sua base eleitoral.

"Com o México, que é uma das nações com maior (número de) crimes no mundo, devemos ter o muro. O México pagará por isso por meio de reembolsos, ou de outras formas", tuitou Trump, em meio a uma série de tuítes sobre o furacão Harvey e outros assuntos.

Esse tema estará no centro das discussões do Congresso, que retomará as suas atividades no início de setembro e deverá aprovar a proposta até 2018.

A Casa Branca exige que a lei de financiamento federal inclua recursos para a construção do muro, mas os democratas – que são contra e são minoria no Senado – podem se opor e forçar o fechamento dos escritórios federais por falta de fundos.

Esse cenário levaria centenas de milhares de funcionários federais a ficar em casa, paralisando muitos serviços não essenciais do governo.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que