Mix diário

Trump impõe tarifa de 25% sobre alguns semicondutores e prepara tarifas para minerais críticos

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira, 14, duas ordens executivas para impor tarifas sobre alguns semicondutores e se preparar para tarifas sobre minerais críticos.

As tarifas na ordem se aplicam a chips importados para os EUA que não são usados domesticamente para fins de inteligência artificial ou em data centers, mas são então exportados para outros países. Tais chips, que incluem os H200 da Nvidia e MI325X da AMD, estariam sujeitos a uma tarifa de 25% a partir de 15 de janeiro.

Segundo a ordem, divulgada pela Casa Branca, tarifas mais amplas sobre semicondutores podem ser impostas no futuro, se necessário. O secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, e o Representante Comercial dos EUA, Jamieson Greer, serão os responsáveis por negociar as tarifas com os países.

A administração Trump também firmou que está negociando com parceiros comerciais para reduzir a dependência dos EUA de outros países para terras raras e similares, deixando a porta aberta para tarifas no futuro.

A Casa Branca disse que os EUA são 100% dependentes de importação líquida para 12 minerais críticos e mais de 50% dependentes de exportações para 29 minerais críticos. Assim, o presidente americano pode determinar preço mínimo para a importação de tais minerais, afirmando que países terão 180 dias para negociar com os EUA.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve