Mix diário

Trump fecha acordo com Índia, corta tarifa a 18% e garante compra de US$ 500 bi em bens dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira, 6, um acordo comercial com a Índia que prevê a redução imediata da tarifa recíproca norte-americana sobre produtos indianos de 25% para 18% e um compromisso de compras de mais de US$ 500 bilhões em bens dos EUA. O anúncio foi feito após conversa telefônica com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, segundo postagem do republicano na Truth Social.

Além do corte tarifário do lado americano, Trump afirmou que a Índia avançará para a eliminação total de tarifas e barreiras não tarifárias a produtos dos Estados Unidos, ampliando o acesso de empresas americanas ao mercado indiano.

O pacote inclui compras expressivas de energia, tecnologia, produtos agrícolas e carvão, o que, na avaliação do presidente, aprofunda a integração econômica bilateral.

Trump também vinculou o entendimento comercial a compromissos na área energética e geopolítica.

De acordo com ele, Modi concordou em interromper a compra de petróleo russo e em ampliar aquisições de energia dos EUA, e “potencialmente da Venezuela”, movimento que o presidente associa a esforços para reduzir receitas de Moscou em meio à guerra na Ucrânia. “Isso ajudará a ACABAR COM A GUERRA na Ucrânia”, escreveu.

O acordo com a Índia ocorre pouco depois de Nova Délhi concluir um amplo acordo de livre comércio com a União Europeia, que amplia o acesso a mercados e cooperação em setores estratégicos.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve