Mix diário

Trump espera que China ajude a pressionar Rússia por paz na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado, 25, que gostaria que a China ajudasse a influenciar a Rússia rumo a um acordo de paz com a Ucrânia. “Eu adoraria que a China nos ajudasse com a Rússia”, afirmou ele a jornalistas que o acompanham em voo para Kuala Lumpur, na Malásia, onde o mandatário vai participar da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) neste domingo, 26. Depois, Trump irá ao Japão e à Coreia do Sul.

Na Coreia, Trump deve se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping. “Uma das coisas que vamos discutir é a questão Rússia-Ucrânia, eles estão matando 7 mil pessoas por semana, principalmente soldados. Xi também gostaria de ver isso terminar”, declarou.

O presidente norte-americano aposta que sua reunião com Xi terá bons resultados, em meio à escalada da guerra comercial entre os dois países. Trump ameaçou impor tarifas de 155% às exportações chinesas aos EUA a partir de 1º de novembro, após a China adotar controles sobre as vendas externas de produtos e tecnologias relacionados a terras raras. “Teremos uma boa reunião. Talvez uma grande reunião. Acho que faremos bons negócios”, afirmou.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve