Mix diário

Trump: encontro com Putin será apenas para sondar possíveis soluções para guerra na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou nesta segunda-feira, 11, sobre a reunião marcada para sexta-feira com o presidente russo, Vladimir Putin, afirmando que será “apenas para sondar possíveis soluções para a guerra da Ucrânia”. Trump destacou que dirá a Putin para acabar com o conflito e que espera uma discussão “bem construtiva”.

O republicano considerou “muito respeitoso que Putin virá ao nosso país e não a um terceiro lugar” e afirmou que, após o encontro com o líder russo, a próxima reunião será com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Trump ainda pretende ligar para os líderes europeus antes e depois da conversa com Putin e manifestou desejo de realizar uma reunião trilateral com Zelensky e Putin, “mas vamos ver”.

Sobre o conflito na Ucrânia, Trump afirmou que “haverá algumas trocas e mudanças de terra para resolver a guerra Rússia-Ucrânia”, mas ressaltou que não compete a ele chegar a um acordo de cessar-fogo. No entanto, deixou claro seu objetivo: “quero um cessar-fogo e quero um bom acordo para as duas partes”.

O presidente disse ainda que quer “ver o que Putin tem em mente. Se for justo, passarei para Zelensky e líderes europeus”. Sobre a possibilidade de Zelensky participar da reunião, afirmou que “ele poderia ir, mas ele tem muitas reuniões”. Trump ainda destacou que saberá se o russo quer acordo “nos primeiros 2 minutos” e que, caso o conflito termine, “acho que EUA e Rússia podem voltar a fazer negócio”.

Sobre a relação com a China, Trump evitou comentar se o prazo para a trégua tarifária, que se encerra na terça-feira, poderá ser estendido. “Vamos ver o que acontece. A China tem negociado tarifas conosco de maneira muito boa.”

Outro tema abordado foi a maconha, que está em processo de reclassificação, segundo ele. A medida poderia classificar a substância como uma droga menos perigosa. Trump afirmou que “vamos avaliar e vamos olhar para isso e uma decisão será tomada nas próximas semanas”, e destacou que a maconha tem propriedades medicinais, mas também pode “fazer mal para crianças menores, para outras pessoas”.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve