Mix diário

Trump diz não ter planos de acordo com UE e que tarifas ‘já estão colocadas em 50%’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 23, que não pretende, no momento, firmar um acordo comercial com a União Europeia (UE). Segundo ele, “as tarifas já estão colocadas em 50%”, repetindo falas de mais cedo feitas na rede Truth Social. “As conversas com a UE estão indo muito devagar. Eles tiram muita vantagem de nós, comercialmente falando. Eu sei como ‘jogar o jogo'”, afirmou o republicano.

Durante coletiva para assinatura de ordens executivas ligadas a projetos nucleares, Trump voltou a destacar que empresas podem ter tarifas suspensas se decidirem se instalar nos EUA. “Sem tarifas para quem construir fábricas em nosso país.”

Ele acrescentou: “Agora a UE quer muito fazer um acordo conosco. Mas eles também amam processar nossas empresas. Eles usam isso como arma e como um financiamento para eles também.”

O presidente também disse que o país tem “muitos acordos comerciais prontos para serem assinados”. Questionado sobre uma eventual tarifa de 25% sobre iPhones fabricados fora dos EUA, ele afirmou: “Essas taxas podem se estender para a Samsung também. Se Apple e Samsung fizerem fábricas nos EUA, não haverá tarifas sobre elas.”

Trump ainda comentou declarações do CEO da Apple, Tim Cook. “Ele disse que fará fábricas na Índia, mas a Apple ainda seria tarifada. Se eles estão vendendo seus produtos aqui, terão que fabricar aqui”, disse.

Segundo ele, ainda faz sentido que o país importe determinados itens – sem especificar quais. “Alguns produtos os EUA não querem fabricar, pois eles já são melhores em outros lugares.”

Ao ser questionado sobre a possibilidade de retomar o financiamento à Universidade de Harvard, Trump declarou que a instituição “terá que mudar algumas maneiras” para que isso aconteça. “Não queremos antissemitismo” nos Estados Unidos, afirmou.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve