Mix diário

Trump comemora ‘reinicialização total’ das relações comerciais entre EUA e China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou neste sábado, 10, uma “reinicialização total” nas relações comerciais com a China. A declaração ocorre após os dois países concluírem o primeiro dia de reuniões em Genebra, na Suíça.

Essas são as primeiras conversas desde que o governo americano elevou as tarifas sobre importações chinesas para 145%, levando Pequim a retaliar com taxas de até 125% sobre produtos americanos. Em publicação na Truth Social – rede social criada por Trump -, o presidente dos EUA elogiou as “excelentes” conversas realizadas em Genebra: “Uma reinicialização total negociada de maneira amigável, mas construtiva”, escreveu o presidente, acrescentando: “GRANDE PROGRESSO FEITO!!!”.

A retaliação cortou efetivamente o comércio entre as maiores economias do mundo e aumentou a possibilidade de uma desaceleração econômica global. Os riscos das reuniões são altos, mas as expectativas de um avanço que resulte em uma redução significativa das tarifas são baixas.

Foram necessárias semanas para que a China e os Estados Unidos concordassem em conversar, e muitos analistas esperam que as discussões deste fim de semana girem em torno de determinar o que cada lado quer e como as negociações poderiam avançar.

Ainda assim, o novo diálogo entre Pequim e Washington renovou as esperanças de que a tensão entre eles possa ser neutralizada e que as tarifas possam ser reduzidas.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve