Mix diário

Trump chama Zelensky de ‘ditador’ e diz que ucraniano deve ‘agir rápido ou não terá mais país’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 19, que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é um “ditador” e que “deverá agir rápido ou não terá mais país”. Em publicação na Truth Social, o republicano acusou o ucraniano de ser um líder ilegítimo sem eleições presidenciais e de sumir com metade do dinheiro enviado para apoiar o exército na guerra contra a Rússia.

“Pensem sobre isso, um comediante de sucesso modesto, Volodymyr Zelensky convenceu os Estados Unidos da América a gastar US$ 350 bilhões de dólares para entrar em uma guerra que sabia e não venceria e que nunca deveria ter começado, mas que, sem os EUA e ‘Trump’, ele nunca será capaz de vencer”, escreveu Trump.

O presidente norte-americano disse que os EUA gastaram mais do que a Europa, que terá seus recursos garantidos enquanto seu país “não terá nada de volta”.

Segundo ele, os norte-americanos só enviaram dinheiro para a Ucrânia porque Zelensky manipulou Biden “como um violino”, acrescentando que esta era a “única coisa em que o ucraniano era bom”. “Ele Zelensky se recusa a ter eleições e tem baixo nível de aprovação pela população”, alegou.

Os comentários de Trump vão de encontro a falas semelhantes do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que questionam a legitimidade do presidente ucraniano e sua capacidade de negociar um acordo de paz efetivo. Trump ressaltou ainda o início das conversas bilaterais russo-americanas em busca do cessar-fogo.

“A Europa falhou em trazer paz e Zelensky provavelmente quer manter andando o ‘gravy train‘”, disse o republicano, usando a expressão em inglês para quem quer fazer muito dinheiro com pouco esforço. “Eu amo a Ucrânia, mas ele fez um trabalho terrível, seu país está despedaçado e milhares de pessoas morreram.”

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve