Mix diário

Trump apela a republicanos que acabem com regra de votação para encerrar shutdown

O presidente dos EUA, Donald Trump, apelou a republicanos no Senado que acabem com o chamado “filibuster”, uma antiga regra que exige 60 votos para a aprovação da maioria das propostas legislativas, com o intuito de encerrar a paralisação do governo (ou shutdown) – que nesta sexta-feira, 31, entrou em seu 31º dia – sem o apoio dos democratas.

“Chegou a hora de os republicanos jogarem seu ‘TRUNFO’ e optarem pelo que é chamado de Opção Nuclear – acabar com o Filibuster, e se livrar dele, AGORA!,” escreveu o presidente na Truth Social, usando a expressão “Trump card” para se referir a trunfo.

Trump voltou a criticar as exigências dos democratas na área da saúde, que estão no centro do impasse atual, e disse que o partido oposicionista acabaria com o filibuster se reconquistasse o controle do Senado.

“Se fizéssemos o que deveríamos estar fazendo, acabaríamos IMEDIATAMENTE com esse ‘SHUTDOWN’ ridículo, que está destruindo o país”, afirmou Trump em sua rede social.

O financiamento do governo americano expirou em 1º de outubro, depois que um projeto de lei de gastos provisório aprovado pela Câmara, que é liderada pelos republicanos, obter cinco votos a menos que os 60 necessários no Senado.

*Com informações da Dow Jones Newswires.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve