Por Sinara Alvares/Assessoria
Para esclarecer a população sobre os riscos do trabalho infantil, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso lança, nesta quarta-feira (12), uma campanha educativa no Pantanal Shopping. Abertura do evento será às 14h, no piso 2, próximo à entrada da Unic Pantanal.
A campanha segue até sexta-feira (14) em um estande com de materiais educativos onde crianças e adolescentes poderão se divertir e aprender sobre o tema com o game Futuro em Jogo. As instalações estarão abertas ao público das 14h30 até as 20h.
A ação é mais uma iniciativa da parceria estabelecida entre o TRT/MT e o Shopping na semana do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado nesta quarta (12).
O objetivo, de acordo com a gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, juíza Leda Lima, é que os prejuízos do trabalho precoce possam ser reconhecidos para um número maior e mais diversificado de pessoas. “Queremos não apenas informar, como também incitar as pessoas para o combate ao trabalho infantil. Todas as pessoas que estiverem no Shopping poderão conhecer essa ação, receber materiais educativos e, crianças e adolescentes, poderão ainda jogar o game Futuro em Jogo”.
Ações
Além do estande, que contará com a presença de servidores, peças publicitárias estarão espalhadas pelos canais de comunicação do Shopping, com alertas sobre o uso irregular da mão de obra de crianças e adolescentes.
Também serão distribuídos kits educativos do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Os itens são formados por uma bolsa, caderno, caneta e cartilhas. O estande do Tribunal está localizado no piso 2, próximo à entrada da Unic Pantanal.
Futuro em Jogo
Em 2019, dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad), apontaram que mais de 1,7 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estavam em trabalho infantil no Brasil. No mesmo período, Mato Grosso teve o registro de 47 mil casos, dos quais 42% estavam envolvidos com as piores formas de trabalho infantil.
O game Futuro em Jogo é um ‘runner’, gênero em que o personagem se desloca continuamente e precisa desviar de obstáculos e coletar itens para avançar. Ao longo da história, as crianças precisam enfrentar o vilão, que oferece álcool e cigarros e ainda obriga o personagem a vender drogas para ele.
Quando fazem escolhas boas, o personagem fica mais rápido e o ambiente a sua volta permanece cheio de cor. Se fizer escolhas ruins, o game fica mais lento e sem cor até chegar um momento em que aparece a mensagem: ‘Escolhas ruins fecham os caminhos’. O Futuro em Jogo é fruto de uma parceria entre o TRT-23, o Ministério Público do Trabalho e o Serviço Social da Indústria (Sesi).
Data
O Dia Internacional Contra ao Trabalho Infantil foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data de apresentação do 1º relatório global sobre o trabalho precoce, na Conferência Internacional do Trabalho.
Atenciosamente,
Sinara Alvares
Chefe da Seção Imprensa
Coordenadoria de Comunicação Social
Telefone: 65-999949587/ 36484073
ResponderResponder a todosEncaminhar |