Plantão Policial

Trio que fugiu de presídio em Água Boa é recapturado pelas forças de segurança

Após oito dias de buscas, as forças de segurança de Mato Grosso conseguiram capturar, nesta quarta e quinta-feira (10 e 11), os três criminosos que tinham fugido da Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva, em Água Boa (729 km de Cuiabá-MT). Dois dos fugitivos foram encontrados no Estado do Pará e o terceiro foi localizado em Vila Rica (1.320 km da Capital).

De acordo com as informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), os agentes receberam a informação de que os foragidos estavam em uma plantação de soja no Distrito de Serra Dourada, em Canarana (633 km de Cuiabá). Como a plantação estava muito alta, a visibilidade e o acesso imediato foram prejudicados, e as forças de segurança não conseguiram recaptura-los.

Em seguida, a equipe do Núcleo de Inteligência da Penitenciária foi comunicada de que um veículo conduzido por um homem monitorado com tornozeleira eletrônica poderia ter dado apoio na fuga e estava em deslocamento para a região de Vila Rica. Diante das informações, a Polícia Militar da região montou um cerco com blitz e, ao tentar abordar o veículo, foi recebida a tiros conforme relatado em Boletim de Ocorrência.

Os oficiais revidaram os tiros e, em perseguição, conseguiram prender o homem que supostamente dava apoio. Na sequência, dois dos fugitivos foram presos já na cidade de Santana do Araguaia (PA). O terceiro recuperando estava no veículo que furou o bloqueio policial em Vila Rica e, após ser alvejado na perna durante a troca de tiros, buscou ajuda no Hospital Municipal, já que o ferimento começou a infeccionar.

Dessa forma, as forças de segurança de Mato Grosso foram acionadas e recapturaram o último fugitivo.

A unidade penal irá instaurar Procedimento Administrativo Disciplinar Interno a fim de apurar a prática de ato de indisciplina pelos recuperandos, em função da fuga, que é considerada infração administrativa de natureza grave, conforme art. 50, II da Lei de Execução Penal (LEP).

A fuga

Os três reeducandos fugiram na madrugada do dia 3 de fevereiro. Durante a conferência diária dos detentos pela equipe que tinha acabado de assumir o plantão, foi notada a falta deles, na ala 05. Os criminosos serraram as grades do banheiro e, usando uma corda artesanal (maria tereza), pularam o muro.

Os foragidos foram identificados como Samuel da Silva Souza, de 23 anos, Thiago Ferreira de Araújo, de 25, e Romano Barbosa da Conceição, de 26 anos.

Samuel e Thiago respondem, juntos, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, formação de quadrilha, posse ilegal de arma de fogo, uso de documento falso e lesão corporal.

Já Romano foi condenado a 12 anos de reclusão, em 2016, pelo assassinato de Aleandro Pereira Sobrinho, em fevereiro de 2015. Na ocasião, a vítima teria ‘flertado’ com a mulher de Romano, que, inconformado com a situação, desferiu vários disparos contra Aleandro.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em