Três suspeitos do latrocínio (roubo seguido de assassinato) ocorrido em uma fazenda, em Nossa Senhora do Livramento (32 km de Cuiabá), foram presos nesta sexta-feira (7). Heverton Rodrigo da Conceição Reis, Wesley Fernandes da Silva, e José Carlos Pereira Martins foram presos por associação criminosa armada, posse irregular de arma de fogo e munições de uso permitido e corrupção de menores.
Um adolescente de 16 e outro de 17 anos também são investigados e irão responder ato infracional análogo aos crimes. Eles também serão indiciados por latrocínio consumado e tentado.
A prisão do trio decorreu de uma denúncia apurada pelos policiais, que relatava sobre pessoas envolvidas no latrocínio consumado de Enivaldo Gonçalves Duarte, 33 anos, e tentativa de latrocínio contra A.A.S, 42, após invasão ocorrida noite de segunda-feira (03), em uma fazenda, no município de Nossa Senhora do Livramento.
Cinco criminosos armados entraram no imóvel rural, renderam os funcionários e anunciaram o roubo. Na ação, os criminosos efetuaram disparos que atingiram o vigilante Enivaldo Gonçalves Duarte, que morreu no local. Eles ainda atentaram com golpes de faca contra a vida da segunda vítima, que está hospitalizada em estado grave.
Do local, os bandidos saíram levando celulares e um revólver calibre 38, que era do vigilante.
Denúncia
A informação dava conta que os suspeitos iriam roubar uma mineradora na noite de ontem e que o grupo criminoso era composto por cinco pessoas, dentre eles dois adolescentes, um de 16 e outro de 17 anos.
"Diante da gravidade do crime já praticado e da periculosidade dos investigados, nossas equipes realizaram diligências para impedir essa segunda ocorrência e logrou êxito em prender os suspeitos maiores de idade", disse a delegada Elaine Fernandes.
Durante interrogatório, o suspeito Rodrigo confessou paradeiro de seus comparsas e Wesley Fernandes confirmou o latrocínio na fazenda, alegando que não tinham a intenção de matar, mas apenas roubar. Ele contou que o comparsa P.V.S.S, 17 anos, se apavorou e efetuou os disparos contra o vigilante.
Wesley Fernandes da Silva é apontado como o líder de toda a ação criminosa, pois ele já conhecia a propriedade, em razão de seu pai ser funcionário do local. Ele contou que foi até a fazenda para monitorar as condições de segurança e a partir daí planejou o roubo. Ele já responde processo por roubo majorado, praticado em 2018, em uma transportadora de Cuiabá.
Os dois menores não foram localizados ainda, mas já estão identificados e irão responder pelo ato infracional. O revólver calibre 38 roubado do vigilante foi recuperado em uma quitinete no bairro Pedra 90, em Cuiabá, local apontado como ponto de apoio do grupo.
O grupo liderado por Wesley também está envolvido em outro roubo cometido em maio de 2019, ocasião em que na posse de uma arma de fogo abordaram o motorista de um caminhão e sob grave ameaça com emprego de arma de fogo roubaram celulares e dinheiro. Um deles foi preso em flagrante, mas solto no dia seguinte em audiência de custódia.
Todos os três seguem preso e serão apresentados em audiência de custódia.