Construída e inaugurada no ano de 1988 para ser a perimetral da cidade, a avenida Miguel Sutil é importante para o trânsito da região metropolitana de Cuiabá, mas a expansão urbana da cidade superou os limites da via. Desse modo, o Governo do Estado está realizado as obras de travessia urbana ao longo da avenida, como é o caso da trincheira Verdão.
Segundo o engenheiro civil da Secopa, Gamaliel Soares, a obra abrangerá os serviços de construção da trincheira, recuperação e alargamento das pistas existentes. “Priorizando a fluidez do tráfego com a implantação da trincheira nas interseções mais críticas, o ingresso dos veículos na avenida será dinamizado”, explica o engenheiro.
Com a conclusão da obra de drenagem nas pistas marginais, a parte interna da arquitetura já recebeu a primeira camada de sub-base. Sobre a estrutura já foram instaladas dezenove vigas de concreto restando dezessete para finalizar a base da rotatória por onde passarão os automóveis. Cada viga tem aproximadamente 18 metros e 14 toneladas. De acordo com estudo de tráfego feito pela Secopa, a média de fluxo nesse trecho é de 6 mil veículos nos horários de pico.
Conforme o assessor de mobilidade urbana da Secopa, Josemar Sobrinho, depois de concluída, a trincheira irá orientar o tráfego local e reordenar os pontos de travessias da Miguel Sutil, como forma de reduzir o número de acidentes e sanear toda a área da faixa de domínio da via naquela passagem urbana.
“As intervenções na Perimetral, principalmente nas rotatórias onde os congestionamentos são maiores, serão primordiais para atender o tráfego atual e o número de veículos que vêm crescendo significativamente a cada ano”, comenta Sobrinho. “Melhorar o cenário de conflito viário de uma das principais avenidas de Cuiabá significa também diminuir as inúmeras ocorrências de acidentes de trânsito”, acrescenta.
TRINCHEIRA
Com 460 metros de extensão, a trincheira que dá acesso à Arena Pantanal, no bairro Verdão em Cuiabá, irá revitalizar um dos pontos de maior fluxo de trânsito na avenida Miguel Sutil, garantindo um fluxo melhor de carros, ônibus e caminhões, além de aumentar a segurança do trânsito no local. Executada pela empresa Métrica Construções, a obra está orçada em 24,3 milhões.
As obras da trincheira consistem em alargamento das duas faixas de pista já existentes que serão usadas para acessar os bairros. Uma nova pista está sendo construída no centro da via para o condutor fazer um "mergulho", onde os carros passarão por baixo das rotatórias já existentes, subindo novamente até voltar ao nível normal da pista. “Muito já foi discutido sobre as trincheiras e elas têm uma função bem específica que é criar alternativas para o tráfego carregado”, explica o engenheiro de tráfego da Secopa, Rafael Detoni.
“Esteticamente falando, as trincheiras são obras que pouco intervém no plano visual da cidade, já que é uma edificação que se faz sob a terra, diferente dos viadutos que acabam criando uma atmosfera mais cinza, característica dos grandes centros urbanos”,explica Detoni.
A obra integra o pacote de intervenções de Travessia Urbana, resultado de um convênio entre Governo do Estado e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Além da trincheira Verdão, estão inclusas no pacote as trincheiras Santa Rosa, Jurumirim/Trabalhadores, o elevado da Dom Orlando Chaves/FEB, o Complexo Viário do Tijucal e o viaduto do Despraiado, que já foi concluído.
Da Assessoria