Finalizadas as etapas que antecedem a capa asfáltica (drenagem, preparação do solo com serviços de imprimadura, reforço do subleito, camadas de sub-base e base) chega, enfim, a fase de imprimação que é “uma camada de material betuminoso aplicado para a impermeabilização do revestimento seguinte”, explica o superintendente de Infraestrutura da Secopa, André Ferreira.
De maneira simplificada, a imprimação é a etapa que precede a pavimentação e trabalha conferindo ao material que será aplicado à coesão e aderência entre a base e o revestimento sobreposto.
Na trincheira Verdão/Santa Isabel, operários concluíram a aplicação deste material na última semana. A pista da nova estrutura também receberá uma camada de polímero, composto químico indicado para regiões de alta temperatura e elevado fluxo de veículos.
Em paralelo, a via marginal à esquerda da estrutura é preparada para receber a imprimação. Em outra extensão da intervenção, está em execução serviços de drenagem na Avenida Miguel Sutil, entre as ruas João Goulart, no bairro Santa Izabel, e da Primavera, no Bairro Jardim Primavera.
Sobre a estrutura já foram instaladas todas as vigas, de aproximadamente 18 metros e 14 toneladas cada, necessárias para formar a base da rotatória por onde passarão os veículos. A frente de trabalho nesta área da obra se concentra na finalização da armação das ferragens para a concretagem das lajes que darão forma à passarela de automóveis. (informações assessoria)