Política

Tribunal de Contas revê decisão e autoriza governo a pagar a RGA

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) autorizou o governo a pagar a parcela de setembro da RGA (Revisão Geral Anual) a servidores estaduais. A decisão do conselheiro Isaias Lopes da Cunha, desta quarta (26), suspende os efeitos da medida cautelar de maio passado que proibia a aplicação da revisão por hipótese de quebra da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O governo deverá aplicar reajuste pela inflação de 2,20% a folha de setembro dos servidores, em cumprimento a acordo firmado em 2016 de parcelamento da RGA. Diversas categorias estão em estado permanece de paralisação em cobrança ao cumprimento do acordo.

Em sua decisão, o conselheiro Isaias Cunha afirma que os 2,20% de reajuste previsto para este mês mantêm no limite prudencial as despesas do governo com a folha salarial, mantendo inalterada a implantação e pagamento da RGA prevista nos artigos 5º e 6º, da lei estadual nº 10.572/2017.

“Posto isso, com base no poder geral de cautela, decido acolher o pedido   contido   na   petição   inonimada   protocolada   pelo governo do Estado, e modificar   os   efeitos   da   medida   cautelar   proferida   por   meio   do julgamento singular nº 342/ILC/2018, homologado pelo acórdão nº 186/2018-TP, a fim de excluir da alínea ‘a’ a determinação de suspensão de implantação e pagamento do percentual de reajuste do artigo 3º, III, da Lei Estadual nº 10.572/2017, permanecendo inalteradas as demais disposições”, disse o conselheiro em sua decisão.

Algumas categorias participantes do Fórum Sindical estão em estão permanente de paralisação em cobrança ao cumprimento do acordo de 2016, quando houve geral da categoria. Segundo o membro do Fórum, James Jaudy o governo tem prazo até o fim da tarde desta quinta (27) para definir sobre o pagamento da RGA.

Neste ano há previsão de pagamento de quatro parcelas da revisão. Além dos 2,20% em setembro, há  3% em outubro e 2,19% de em novembro que deverão cair em folha de pagamento dos meses seguintes.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões