Cidades

Tribunal aprova Portaria que regulamenta a ‘emenda’ de feriados

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso aprovou no dia (28.04) uma Portaria Conjunta que suspende o expediente interno e externos em todas as unidades administrativas e judiciais da Justiça do Trabalho no estado nos dias 27 de maio, 12 de agosto, 14 de novembro e 9 de dezembro.

Essas datas antecedem ou sucedem feriados nacionais ou regimentais já previstos para o ano, e que cairão próximo aos fins de semana. Segundo o órgão, a medida foi tomada para a redução de despesas, principalmente com energia elétrica, considerando o corte no orçamento de custeio da Justiça trabalhista neste ano.

Os prazos processuais que iniciarem ou vencerem nessas datas ficam, automaticamente, prorrogados para o primeiro dia útil após a data.

Dias de emenda

Com a aprovação da Portaria, as unidades não funcionarão em datas antes ou depois de feriados que estão próximos aos finais de semana.

No dia 26 de maio é celebrado o Corpus Christi, neste ano a data caíra numa quinta-feira. O que propõe que as unidades não funcionarão na sexta-feira (27).

Já o dia 12 de agosto, que também cairá numa sexta-feira, sucederá um feriado que é do “Regimento Interno”, que segundo o calendário do órgão, no dia (11) do mês, comemora-se o Dia do Advogado.

As unidades também não abrirão no dia (14) de novembro, segunda-feira, já que no dia (15) comemora-se o dia da Proclamação da República.

O dia (09) de dezembro, também será de portas fechadas e caíra em uma sexta-feira, sucedendo o feriado da quinta-feira (08), onde no regimento interno, comemora-se o Dia da Justiça – feriado regional.

Tudo isso em um momento em que as reclamações trabalhistas vêm crescendo consideravelmente por conta da alta taxa de desemprego no país.

Raul Bradock

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.