Política

Treze vereadores devem tentar eleição no próximo ano

 
No total, 11 “novatos” têm pretensões para 2014. Aguardam apenas uma definição partidária para oficializar suas pré-candidaturas. 
 
O cargo mais almejado é o de deputado estadual. Dez vereadores devem disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. No entanto, também sairá da Câmara Municipal postulantes a deputado federal. É o caso de Faissal Kalil (PSB) e Ricardo Saad (PSDB). 
 
Há planos mais ambiciosos. O PTdoB lançou a pré-candidatura do vereador Juca do Guaraná ao Senado. Considerado nanico, o partido pretende ganhar mais visibilidade e musculatura política. 
 
Faissal e Saad, por suas vezes, foram recrutados pelas suas respectivas legendas para encabeçarem as chapas proporcionais, mas ainda não têm a pré-candidatura certa. 
 
Ambos afirmam que só vão “bater o martelo” no próximo ano, após discutir à exaustão o assunto com as siglas. Apesar disso, acreditam estarem aptos para a disputa. 
 
Com relação à Assembleia, dos 11 que pretendem concorrer às vagas, apenas três são veteranos: Clovito Hugueney (PTB), Lueci Ramos (PSDB) e Toninho de Souza (PSD). 
 
No ano passado, o Parlamento cuiabano passou por uma ampla renovação. Apenas sete vereadores conseguiram se reeleger, o que representou 70% de nomes novos na Casa. A mudança contou o aumento no número de cadeiras, que passou de 19 para 25 nesta Legislatura. 
 
A expectativa dos partidos é que o mesmo ocorra na Assembleia Legislativa em 2014, por isso, têm apostado em nomes novos no cenário político. Além disso, vislumbram a formação um bom arco de alianças, para que esses nomes entrem fortalecidos na disputa. 
 
Cada partido que possui representatividade na Câmara de Cuiabá pretende lançar ao menos um vereador a deputado estadual. O recém-criado Solidariedade, que se tornou a maior bancada do Legislativo municipal, por exemplo, deve ter dois parlamentares na disputa: Haroldo Kuzai e Clovito. 
 
A legenda deve ter uma chapa proporcional forte, que já vem sendo trabalhada. Conforme seu presidente estadual, Adalto de Freitas, o Daltinho, o partido já conta com 25 nomes para disputar as 24 cadeiras da Assembleia. 
 
Dividindo o título de segunda maior bancada, com três vereadores cada, PSDB, PTB e PSB também terão candidatos. Os tucanos, além de lançar Saad a deputado federal, vão pleitear o Legislativo Estadual com Lueci Ramos (PSDB).
 
O PSB, por sua vez, que também terá um vereador na disputa a uma vaga na Câmara Federal, será representado a nível estadual por Adilson Levante. 
 
Já o PTB deve entrar na disputa com o líder do governo na Casa de Leis, vereador Leonardo de Oliveira. De acordo com o parlamentar, a sugestão partiu do partido e não foi descartada. “Estou avaliando”. 
 
As bancadas do PT e do PDT também estão propensas a participar da disputa eleitoral de 2014 com Allan Kardec (PT), Renivaldo Nascimento (PDT) e Adevair Cabral (PDT), respectivamente. 
 
NANICOS – Os partidos considerados “nanicos” da Câmara de Cuiabá também não descartam lançar vereadores a deputado estadual. Com um representante cada, PSC e PV devem participar do pleito do próximo ano com Oseas Machado (PSC) e Mário Nadaf (PV). 
 
Kamila Arruda – Diário de Cuiabá 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões