No total, 11 “novatos” têm pretensões para 2014. Aguardam apenas uma definição partidária para oficializar suas pré-candidaturas.
O cargo mais almejado é o de deputado estadual. Dez vereadores devem disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. No entanto, também sairá da Câmara Municipal postulantes a deputado federal. É o caso de Faissal Kalil (PSB) e Ricardo Saad (PSDB).
Há planos mais ambiciosos. O PTdoB lançou a pré-candidatura do vereador Juca do Guaraná ao Senado. Considerado nanico, o partido pretende ganhar mais visibilidade e musculatura política.
Faissal e Saad, por suas vezes, foram recrutados pelas suas respectivas legendas para encabeçarem as chapas proporcionais, mas ainda não têm a pré-candidatura certa.
Ambos afirmam que só vão “bater o martelo” no próximo ano, após discutir à exaustão o assunto com as siglas. Apesar disso, acreditam estarem aptos para a disputa.
Com relação à Assembleia, dos 11 que pretendem concorrer às vagas, apenas três são veteranos: Clovito Hugueney (PTB), Lueci Ramos (PSDB) e Toninho de Souza (PSD).
No ano passado, o Parlamento cuiabano passou por uma ampla renovação. Apenas sete vereadores conseguiram se reeleger, o que representou 70% de nomes novos na Casa. A mudança contou o aumento no número de cadeiras, que passou de 19 para 25 nesta Legislatura.
A expectativa dos partidos é que o mesmo ocorra na Assembleia Legislativa em 2014, por isso, têm apostado em nomes novos no cenário político. Além disso, vislumbram a formação um bom arco de alianças, para que esses nomes entrem fortalecidos na disputa.
Cada partido que possui representatividade na Câmara de Cuiabá pretende lançar ao menos um vereador a deputado estadual. O recém-criado Solidariedade, que se tornou a maior bancada do Legislativo municipal, por exemplo, deve ter dois parlamentares na disputa: Haroldo Kuzai e Clovito.
A legenda deve ter uma chapa proporcional forte, que já vem sendo trabalhada. Conforme seu presidente estadual, Adalto de Freitas, o Daltinho, o partido já conta com 25 nomes para disputar as 24 cadeiras da Assembleia.
Dividindo o título de segunda maior bancada, com três vereadores cada, PSDB, PTB e PSB também terão candidatos. Os tucanos, além de lançar Saad a deputado federal, vão pleitear o Legislativo Estadual com Lueci Ramos (PSDB).
O PSB, por sua vez, que também terá um vereador na disputa a uma vaga na Câmara Federal, será representado a nível estadual por Adilson Levante.
Já o PTB deve entrar na disputa com o líder do governo na Casa de Leis, vereador Leonardo de Oliveira. De acordo com o parlamentar, a sugestão partiu do partido e não foi descartada. “Estou avaliando”.
As bancadas do PT e do PDT também estão propensas a participar da disputa eleitoral de 2014 com Allan Kardec (PT), Renivaldo Nascimento (PDT) e Adevair Cabral (PDT), respectivamente.
NANICOS – Os partidos considerados “nanicos” da Câmara de Cuiabá também não descartam lançar vereadores a deputado estadual. Com um representante cada, PSC e PV devem participar do pleito do próximo ano com Oseas Machado (PSC) e Mário Nadaf (PV).
Kamila Arruda – Diário de Cuiabá