A Polícia Judiciária Civil (PJC) cumpriu mandados de prisão preventiva contra três suspeitos de envolvimento no roubo de 82 cabeças de gado, ocorrido em uma fazenda no município de Nossa Senhora do Livramento (32 km de Cuiabá-MT). Na ocasião, os funcionários da propriedade rural foram ameaçados e mantidos reféns.
O cumprimento das ordens judiciais faz parte da 2º fase da ‘Operação Boi Brabo’, deflagrada nesta segunda-feira (1º).
Todos os acusados foram localizados em Poconé (100 km da Capital). Dois deles são pai e filho. Eles estavam na residência onde moram no momento em que foram encontrados pelos policiais. O terceiro suspeito foi detido em outro ponto da cidade.
Roubo e Investigações
Os policiais civis já vinham investigando o crime praticado no dia 5 de janeiro, quando funcionários da fazenda e suas famílias foram rendidos por criminosos armados e mantidos como reféns, trancados em um dos cômodos da sede do imóvel por, aproximadamente, 19 horas.
Do local foram roubadas 82 cabeças de gado – avaliada em torno de R$ 2,5 mil cada uma.
Os animais foram localizados e recuperados pelos policiais civis e militares poucas horas depois do crime. Uma pessoa foi presa em flagrante delito.
A primeira fase da operação ocorreu no dia 20 de janeiro, ocasião em que um homem de 40 anos teve o mandado de prisão temporária cumprido e um aparelho celular de origem ilícita foi apreendido.
No decorrer das diligências para esclarecimento do roubo, a Delegacia de Poconé ouviu várias testemunhas, vítimas, bem como foram colhidos indícios e diversos elementos de prova que possibilitaram a representação dos mandados e deflagração das duas fases da operação.
De acordo com o delegado de Poconé, Maurício Maciel Pereira, as investigações estão em andamento para identificar outros envolvidos no crime.
“É possível que seja uma teia criminosa com ramificações, podendo a operação ter novas fases dependendo dos novos elementos colhidos”, disse o delegado.