Os acusados, José Tarciano Anastácio do Nascimento, Benedito Manoel do Nascimento e Márcio José dos Santos irão responder criminalmente por evasão de divisas, resistência a prisão e uso de documento falso.
Segundo a polícia, as prisões ocorreram após os três suspeitos serem surpreendidos pela polícia, em uma estrada vicinal na Rodovia MT-247, conhecida por ser rota de tráfico internacional de drogas, transportando a quantia de R$ 70 mil e 100 reais.
No momento da abordagem eles tentaram fugiu do local, mas não conseguiram escapar do cerco policial. Na revista, os policiais localizaram o dinheiro escondido em compartimentos secretos dos dois veículos conduzidos pelos suspeitos.
Após a detenção, o trio foi conduzido a Delegacia de Polícia de Rio Branco, onde o delegado Carlos Roberto Moreira de Oliveira, autuou os três envolvidos pelos crimes de evasão de divisas, por transportar a grande quantia em dinheiro de forma suspeita e em região fronteiriça. As investigações apontam que o dinheiro seria usado para comprar entorpecentes na Bolívia.
Durante a pesquisa dos antecedentes criminais dos indivíduos, os policiais constataram a existência de um mandado de prisão preventiva em aberto, contra José Tarciano, expedido pelo Juiz da Comarca de Tangará da Serra, por homicídio qualificado, ao qual foi dado o devido cumprimento.
Jose Tarciano também foi indiciado pelo crime de uso de documento falso, vez que no momento da prisão o acusado dirigia um dos veículos que transportava parte do montante apreendido, usando Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsificada.
Após o tramite do flagrante, os três presos foram encaminhados à Cadeia Pública de Rio Branco, à disposição da Justiça Estadual e Federal.
Assessoria