Na madrugada desta quarta-feira (21), a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), deflagrou uma operação para prender membros de uma quadrilha que promovia série de roubos em empresas e residências de vários bairros da capital.
A quadrilha contava com oito integrantes e três deles foram presos pela policia. São eles Lindiney Crispin da Cruz, 26, o "Dinei", Wellington Nascimento da Guia, 21, conhecido por "Languaninha", e Gabriel Gomes de Moraes.
Entre os presos está o autor do latrocínio de um feirante em Cuiabá, ocorrido no dia16 de Julho de 2014. Além de roubos, o suspeito Lindiney Crispin da Cruz, o "Dinei", é um dos autores do latrocínio que vitimou o feirante Aparecido Paulino da Silva, 50 anos. Comparsa de Dinei, Alex Rafael Gusmão Oliveira, conhecido por "Soldado", está com prisão preventiva decretada e foragido. Os dois respondem por roubos e latrocínio.
A delegada Elaine Fernandes da Silva, que investiga roubos em comércio e residências, informou que a quadrilha tinha forte atuação nos bairros Santa Isabel, Alvorada e Jardim Flamboyant, onde várias vítimas procuraram a delegacia para comunicar assaltos.
Conforme as investigações, a quadrilha tinha preferência por eletrônicos e outros objetos de valor como joias. Em um dos assaltos, o grupo furtou diversos produtos, além de dólares e jóoias, de uma casa no bairro Jardim Flamboyant. Os bandidos, em outra ação, roubaram uma pessoa portadora de deficiência visual.
De acordo com a delegada, o suspeito Wellington Nascimento da Guia foi preso no Alvorada e em sua casa, os policiais encontraram cerca de 1 quilo de drogas, entre maconha e pasta-base. Por conta da apreensão ele vai responder por tráfico de drogas, além do crime de roubo. Já o preso Gabriel Gomes de Moraes foi encontrado com um revólver calibre 38 municiado e autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Ele também responde por roubo.
De acordo com delegada Elaine, operações como está serão feitas todas as semanas na capital. A ação faz parte do plano de combate a criminalidade do Governo do Estado nos primeiros 100 dias.
FORAGIDOS
A Polícia ainda procura por Flávio de Deus, Joilhan Januário dos Santos e Alex Rafael. Os três estão com mandados de prisão decretados pela Justiça e são considerados foragidos.
A operação contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais (Goe), Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande, entre outras. Contou com os delegados Elaine Fernandes Silva, Nubya Beatriz Gomes Reis s, Ferdinando Frederico Murta foram os responsáveis pela operação.
Veja a divulgação dos foragidos:
Flávio de Deus “Fuba”
Joilhan Januário dos Santos “Maninho”
Alex Rafael