Três homens investigados por integrarem uma facção criminosa foram presos na noite de sexta-feira (11), em Guarantã do Norte (720 km de Cuiabá), durante ação da Polícia Civil. Com o grupo foram apreendidas duas armas de fogo, além de porções de maconha e cocaína. Um dos detidos, de 28 anos, é apontado como liderança da organização criminosa na região e estava com mandado de prisão preventiva decretado pela Comarca de Sinop.
A operação foi coordenada pela Delegacia Regional de Guarantã do Norte e teve início após investigações que identificaram um imóvel no bairro Jardim Guaranorte como possível esconderijo do foragido. Durante monitoramento do local, os policiais civis flagraram um homem com as características do procurado saindo da residência e decidiram abordá-lo. Com ele foram encontradas porções de entorpecentes. Dentro do imóvel, os agentes localizaram os outros dois suspeitos, além de mais drogas e duas armas de fogo.
O líder da facção foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, além de ter sido cumprido o mandado judicial que estava em aberto. Os outros dois detidos também foram autuados por tráfico e posse de arma. Segundo a Polícia Civil, os três são investigados por atuarem ativamente no tráfico de drogas em Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo. O foragido ainda é suspeito de envolvimento direto em uma tentativa de homicídio e em homicídios consumados em Peixoto.
Os três homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia, onde prestaram depoimento e tiveram as prisões formalizadas. A Polícia Civil informou que as investigações continuam com o objetivo de desarticular completamente o grupo criminoso que atua na região norte de Mato Grosso.