Os municípios do interior de Mato Grosso, Água Boa (730 a leste da Capital), Querência (945 km a nordeste) e Cláudia (620 a norte), receberam reconhecimento federal do Ministério da Integração Nacional de situação de emergência. O decreto atesta o longo período de seca e estiagem, com isso essas cidades poderão a partir de agora, obter benefícios, como fornecimento de água tratada, a renegociação de dívidas agrícolas e aquisição de cestas básicas.
O reconhecimento federal também permite o acesso às ações de apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Uma delas é a retomada da atividade econômica das regiões afetadas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O governo estadual homologou no último dia 9 a situação de emergência dos três municípios, além de Novo São Joaquim. Os documentos foram assinados pelo governador Pedro Taques e os secretários Paulo Taques (Casa Civil) e Eduardo Chiletto (Cidades). Segundo os decretos, em todas estas cidades houve inspeção técnica da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil, no local do desastre, constatando a veracidade dos fatos. Somente após esta análise da Defesa Civil é que a homologação foi feita.
Os prefeitos das respectivas cidades decretaram estado de emergência em julho por conta da forte estiagem. A falta de chuva nessas cidades causou prejuízos aos produtores rurais e à população. Em outras cidades ocorreram temporais e a chuva foi a grande vilã.
Com AgroNotícias