Mix diário

Trem da Linha 17-Ouro chega ao aeroporto de Congonhas em teste pela primeira vez

A estação do aeroporto de Congonhas da linha 17-Ouro recebeu um trem pela primeira vez neste domingo, 12, durante uma viagem teste para avaliar o sistema de sinalização e controle dos trens do novo trecho do Monotrilho.

A linha será operada pelo Metrô e terá formato de Y em sua primeira fase, de forma que os trens que saírem da estação Morumbi seguirão o mesmo caminho nas seis seguintes, mas poderão terminar a viagem no ramal que vai para o aeroporto ou no que vai para a estação Washington Luís. No domingo, 11, foi a primeira vez que se testou o caminho para o aeroporto.

O trajeto deste domingo foi feito do Pátio Água Espraiada, passou pela Washington Luís e foi até a futura estação Brooklin Paulista, de onde o trem fez a volta com destino à estação que vai conectar diretamente Congonhas à rede sobre trilhos. Neste percurso, a composição circulou com velocidade variando entre 10 e 20km/h para possibilitar as medições necessárias.

Segundo o governo do Estado de São Paulo, a Linha 17-Ouro atingiu 95% de conclusão das obras e deve ter o primeiro trecho aberto no final de março de 2026, com oito estações.

A estação do aeroporto de Congonhas tem 97% das obras concluídas. No momento, os trabalhos se concentram no acabamento interno, como comunicação visual, e externo, no entorno dos acessos, além de testes de sistemas.

Em março, a linha contará com 6,7 quilômetros de extensão e ligará a estação Morumbi, integrada com a linha 9-Esmeralda, ao aeroporto na Zona Sul de São Paulo. A previsão é que 100 mil pessoas utilizem a linha diariamente quando estiver pronta. Oito dos 14 trens que devem circular já estão disponíveis em testes.

Atrasos e retomadas

Quando começar a funcionar, estará encerrada uma novela que já incluiu vários percalços: rompimentos unilaterais de contratos, construtoras envolvidas no escândalo da Lava Jato e a pandemia de covid-19.

No projeto inicial, a linha seria concluída em três anos e ficaria pronta para a Copa do Mundo de 2014. Era uma forma de ligar o aeroporto de Congonhas ao estádio do Morumbi com uma obra rápida e de baixo custo. Na prática, foi bem diferente, com diversas interrupções, até chegar à previsão de inauguração em março de 2026.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve