Segundo a palestrante e sócia-diretora da Íntegra Soluções, Thaís Paula Ribeiro, o PIQMT procura melhorar o desempenho da gestão de cartórios. “Só com treinamento conseguimos mudar a maneira com que as pessoas pensam. O servidor público precisa ver o cidadão como cliente e atender esse cliente com profissionalismo e qualidade. O programa procura trazer ações que resultem em racionalidade dos processos, aprimoramento dos níveis de qualidade e produtividade dos produtos e serviços e, principalmente, maior satisfação dos clientes, da sociedade e dos funcionários”.
De acordo com Thaís o PIQMT ainda uniformizará a forma de proceder aos atos notariais e registrais, bem como dinamizará o atendimento ao público, hoje, completamente díspar entre uma serventia e outra. Já para a população esse treinamento será revertido em atendimentos em menor tempo, com respeito ao público interno e externo. “Os serviços serão mais eficientes, saneando práticas e vícios ineficazes e a população será atendida por colaboradores motivados, que fazem um serviço melhor, com postura profissional”, pontuou.
Para a presidente da Anoreg-MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, além de contribuir para melhorar os serviços prestados pelos cartórios extrajudiciais o programa ainda deve fortalecer a delegação. “Apoiamos essa ação porque sabemos que seria um processo de mudança de cultura burocrática para uma cultura gerencial, que deve melhorar o atendimento ao cidadão, a racionalidade do modo de fazer e ainda motivar os colaboradores”.
A tabeliã substituta do cartório do 6° Ofício de Cuiabá, Maria Auxiliadora Asckar Rabaneda, aprovou o programa e esperar que esse aprendizado seja transformado em mais eficiência nos serviços prestados aos usuários. “Já realizamos algumas das informações apresentadas no treinamento para melhoria do atendimento, mas a mudança que talvez seja a mais sentida será a padronização dos cartórios, que uma reclamação constante dos clientes”, comentou.
Ao todo 78 cartórios do estado participam por um ano da 1° edição do PIQMT, que já foi realizado nos polos de Juína, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Sinop.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria