Grande ‘vilão’ do UFC Fight Night 106, no próximo dia 11, em Fortaleza, pelo menos para os fãs, Kelvin Gastelum é orientado por um treinador brasileiro. Rafael Cordeiro, um dos mais conceituados técnicos do MMA mundial, é o principal responsável pelo camp de preparação do norte-americano e confia na vitória diante de Vitor Belfort, na luta principal da noite.
Líder da Kings MMA, na Califórnia (EUA), Rafael Cordeiro disse que Gastelum tem todas as condições de bater Belfort, mesmo com a torcida contra no Centro de Formação Olímpica, local do evento em Fortaleza. Mesmo respeitando o poder de nocaute do Fenômeno, o head coach considera que a juventude pode fazer a diferença em favor do pupilo.
“O Vitor tem esse poder de arranque que a gente sabe, no começo ali da luta, mas tem que preparar, até porque não se sabe até quando ele conseguirá ter essa explosão”, avaliou Rafael Cordeiro, que também é head coach de Fabricio Werdum, ex-campeão dos pesos pesados do UFC. O treinador disse que uma vitória sobre Vitor Belfort pode elevar Gastelum a outro nível na divisão dos médios.
“A partir do momento que não tiver mais esse arranque, o Vitor será dominado. Não digo que vai ser uma luta morna, mas vai ser uma luta muito inteligente. Vamos usar a juventude e a força do Kelvin a nosso favor. Ele está muito bem preparado, fisicamente e mentalmente. Vem enfrentando adversários muito duros e quer dar um passo maior. O Vitor tem poder de mídia e será um passo muito grande passar pelo Vitor. Aceitamos esse sonho e estamos vivendo esse sonho com ele. Se Deus quiser, sairemos com a vitória”, acrescentou Cordeiro.
Kelvin Gastelum, 25 anos, ganhou notoriedade ao vencer a 17ª temporada do The Ultimate Fighter, em abril de 2013, desbancando na final dos médios o favoritíssimo Uriah Hall, por decisão dividida. Mas o norte-americano de ascendência mexicana não deslanchou. Teve problemas para bater o peso, desceu para os meio-médios e também não se firmou. Agora, ele vem de triunfos sobre Johny Hendricks e Tim Kennedy no UFC, e encara Belfort em busca da regularidade.
UFC Fight Night 106
11 de março
Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza
Card principal
Vitor Belfort x Kelvin Gastelum
Mauricio Shogun x Gian Villante
Edson Barboza x Beneil Dariush
Jussier Formiga x Ray Borg
Bethe Pitbull x Marion Reneau
Alex Cowboy Oliveira x Tim Means
Card preliminar
Francisco Massaranduba x Kevin Lee
Godofredo Pepey x Kyle Bochniak
Max Griffin x Serginho Moraes
Michel Trator x Josh Burkman
Rony Jason x Jeremy Kennedy
Rani Yahya x Joe Soto
Garreth McLellan x Paulo Borrachinha
Fonte: SuperEsportes