Com a interdição de trecho da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), entre a Praça Ipiranga e a Avenida Dom Bosco, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública mantém uma força-tarefa de orientação aos motoristas. A medida atende solicitação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e é necessária para corrigir problemas estruturais no sistema de drenagem, identificados durante as obras do BRT.
A interdição é total e foi adotada devido ao risco de desmoronamento causado por falhas na condução da água pluvial. De acordo com a empresa responsável, o bloqueio deve durar cerca de 15 dias. Após a conclusão dos serviços em um lado da pista, o sentido oposto (Porto–Centro) também será interditado pelo mesmo período para a realização das correções.
Em razão das obras, a Estação Ipiranga permanece fechada. O transporte coletivo municipal segue desviado pela Rua 13 de Junho, aos fundos da estação, trajeto adotado desde o último sábado (24). Já o transporte intermunicipal, com exceção da linha 08, utiliza a Rua Clóvis Hugueney como rota alternativa.
No desvio intermunicipal, os veículos acessam a Rua Clóvis Hugueney ao virar à esquerda no cruzamento da Prainha com a Avenida Generoso Ponce, seguem pela lateral da Santa Casa e entram à direita na Rua Dom Aquino, alcançando a Avenida 15 de Novembro, no bairro Porto. O sistema semafórico foi ajustado para atender às mudanças e garantir a segurança viária.
Os problemas estruturais foram constatados durante escavações para implantação de redes de drenagem e do sistema coletor de esgoto. Parte das tubulações estava posicionada a cerca de 40 centímetros da parede do canal do Córrego da Prainha, fazendo com que a água da chuva fosse despejada diretamente no solo, causando erosões sob a pista e risco de colapso.
Segundo a Sinfra, os serviços corretivos começaram imediatamente e incluem aterro manual das caixas de drenagem, recorte das pistas para novo aterro nos pontos com erosão, remendo profundo e, posteriormente, a raspagem e aplicação de nova camada de asfalto. A orientação aos condutores é que sigam as instruções e utilizem as rotas de desvio para contribuir com a fluidez do trânsito na região.


