DESTAQUE 4 Jurídico

TRE-MT participa de reunião preparatória para Encontro Nacional do Poder Judiciário

Na ocasião, foi lançado o Justiça em Números 2024, tendo como ano-base 2023

Por Nara Assis/TRE-MT

Com o objetivo de discutir estratégias e assuntos como sustentabilidade, inteligência artificial e execução fiscal no âmbito do Poder Judiciário, representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) participam da 1ª Reunião Preparatória do 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF), nesta quinta-feira (16.05).

Juntamente com a solenidade de abertura, no período da manhã, ocorreu o lançamento do Justiça em Números 2024, que é um relatório analítico sobre o Poder Judiciário com dados referentes a 2023. A abertura foi feita pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.

O período da manhã também contou com o acompanhamento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário. Segundo o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, que participa do encontro, é imprescindível que a Justiça Eleitoral esteja atenta e comprometida com o acompanhamento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário. “Somente assim poderemos garantir a efetividade das ações e o cumprimento dos objetivos estabelecidos. A transparência, a avaliação contínua e a adaptação às demandas da sociedade são fundamentais para que possamos fortalecer o sistema judiciário e promover a justiça de forma eficaz e equitativa”.

O evento é voltado a representantes dos órgãos do Poder Judiciário e da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário. Pelo TRE-MT, além do diretor-geral, participam o assessor de Planejamento e Gestão Estratégica, André Emidio, e o assessor de Metas, Monitoramento Especial e Controle de 1º Grau da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), Márcio Conceição de Lara Cunha.

Programação

No período vespertino, ocorrem reuniões temáticas simultâneas com os seguintes temas: Eixo 1 – A linguagem simples e a padronização de ementas: a comunicação eficiente do Poder Judiciário; Eixo 2 – Os avanços da Execução Fiscal: Resolução 547/2024 e os diálogos institucionais; e Eixo 3 – Sustentabilidade e Poder Judiciário: a responsabilidade com o futuro. Também estão previstos painéis com os temas “Tecnologia e inteligência artificial: a necessária cooperação dos tribunais” e “Corregedoria Nacional de Justiça”, seguidos de palavras de encerramento, pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.