Política

TRE julga pedido de desfiliação de Janaína Riva do PSD

Foto: AL MT

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julga nesta quinta-feira (03), pedido de desfiliação da deputada estadual Janaína Riva do Partido Social Democrata. O pedido formulado pela deputada, por justa causa, terá como relator o juiz Paulo César Alves Sodré. 

O motivo da desfiliação seria a mudança de ideologia do partido, que passou a ser presidido pelo vice-governador Carlos Fávaro. Antes disso, o PSD seria oposicionista ao governador Pedro Taques (PSDB).

O Ministério Público Federal, por meio do procurador Regional Eleitoral em Mato Grosso, Douglas Guilherme Fernandes já havia emitido parecer favorável ao pedido de desfiliação da deputada estadual Janaina Riva do Partido Social Democrata (PSD), formalizado numa ação declaratória de Justa Causa para Desfiliação Partidária junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

No parecer o procurador diz entender que a ascensão de Carlos Fávaro, Vice-Governador do Estado de Mato Grosso, à Presidência do Diretório Regional do Partido Social Democrático – PSD/MT, consistente numa alteração superveniente da linha político-ideológica da agremiação em âmbito regional, tanto que o próprio partido reconhece que, antes da mudança na Presidência, este era contrário e oferecia forte oposição ao Governo Estadual.

Na ação a parlamentar alega que o PSD, sofreu significativa mudança no quadro partidário com a promoção do Vice-Governador no Estado de Mato Grosso, Carlos Baqueta Fávaro, à Presidência do Diretório Regional. Segundo ela, a ascensão dele evidenciaria que a migração do PSD-MT para a base do atual governo mostra-se como radical mudança do programa partidário.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões