Política

TRE indefere registro de candidatura de José Riva ao Governo

 
O relator do processo, juiz Agamenon Alcântara votou pelo indeferimento e foi acompanhado pelos juízes Lídio Modesto da Silva Filho, André Pozzeti, pela desembargadora Maria Helena Póvoas e pelo juiz Pedro Francisco. 
 
Embora o pleno do TRE seja composto por seis juízes, o presidente, desembargador Juvenal Pereira não proferiu voto. A manifestação dele era necessária apenas em caso de empate. 
 
Existiam dois pedidos de impugnação contra o registro da candidatura do deputado estadual José Riva. Um deles protocolado pelo Ministério Público Eleitoral e o segundo, pela coligação ‘Coragem e Atitude pra Mudar’, encabeçada pelo também candidato ao Governo do Estado, senador Pedro Taques (PDT). 
 
Primeiro a se manifestar, o procurador do Ministério Público Eleitoral, Douglas Guilherme Fernandes se posicionou pela impugnação do registro de candidatura de José Riva. O MP citou os quatro processos em que o parlamentar foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) e alegou que, em todas, existem requisitos de dolo, perda dos direitos políticos, prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito, tanto de Riva, quanto de terceiros. 
 
O advogado Paulo Taques, da Coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’ – que também interpôs pedido de impugnação da candidatura do social democrata – reiterou as alegações do MP e lembrou que em todas as condenações Riva teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos. Taques ainda pediu que a Lei da Ficha Limpa fosse aplicada. 
 
A defesa de Riva, comandada pelo advogado Rodrigo Mudrovitcsh, rebateu todas as acusações e citou, entre outros pontos, que o Tribunal Superior Eleitoral estipula que para ser considerado ‘ficha suja’, o candidato precisa ter uma condenação com todos os requisitos de forma conjugadas. Segundo ele, não existe nas condenações de Riva, nenhuma citação quanto a enriquecimento ilícito. 
 
As alegações, no entanto, não foram suficientes para o deferimento da candidatura de Riva. O também advogado do social democrata, José Antônio Rosa disse que ingressará com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto isso, José Riva segue em campanha, com candidatura sub judice. 
 
 
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões