Um posto avançado da biometria foi inaugurado nesta segunda-feira (19) no 2º Batalhão de Bombeiros Militar em Várzea Grande. Com cinco guichês, o novo posto da biometria tem a capacidade de atender até 120 eleitores por dia, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O batalhão está situado na Avenida Castelo Branco, n. 1600, Bairro Água Limpa.
Durante a inauguração, o corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto, solicitou aos eleitores que auxiliem a Justiça Eleitoral a divulgar a revisão do eleitorado com a coleta de dados biométricos junto aos amigos, familiares e conhecidos.
"Pedimos encarecidamente aos eleitores de Várzea Grande que comuniquem o maior número de pessoas – amigos, familiares e conhecidos – sobre a realização da revisão com a coleta de dados biométricos. Todos os eleitores são obrigados a comparecer", disse o desembargador, que também agradeceu ao Corpo de Bombeiros pela parceria.
"Sabemos que a demanda é grande e a Justiça Eleitoral está trabalhando muito, buscando parcerias para avançar no atendimento ao eleitor. Hoje em Várzea Grande temos duas centrais para atender o eleitor e mais este posto. Mas em breve novos postos avançados de atendimento da biometria serão inaugurados na Câmara Municipal de Várzea Grande e Shopping Várzea Grande".
O corregedor também explicou que os postos avançados da biometria realizam outros serviços. "Nestes locais, o cidadão não faz somente a biometria, mas pode solicitar o alistamento e também a transferência do título de um município para outro, além de atualizar os seus dados cadastrais".
Durante a solenidade, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges Ferreira, ressaltou que é uma honra para a instituição abrir o posto e auxiliar a Justiça Eleitoral na coleta de dados biométricos. "O cadastramento biométrico é importante, pois é voltado para a democracia e cidadania. Sempre participamos do dia a dia da sociedade mato-grossense e não podia ser diferente neste momento. Este posto irá somar com os demais e agilizar o atendimento ao cidadão. Estamos avançando para um futuro onde teremos o cadastro único do cidadão. Nós trabalhamos em prol da população e temos como objetivo o bem comum".
O juiz da 20ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, Carlos José Rondon Luz, também falou da importância de firmar parcerias para o cadastramento. "A parceria é necessária para ampliar o atendimento de modo que os eleitores, em diferentes locais da cidade, possam ser atendidos com comodidade e sem atropelo. Queremos melhorar o atendimento aos eleitores de Várzea Grande".
O diretor geral do TRE, Nilson Fernando Gomes Bezerra, falou da importância da coleta de dados biométricos do cidadão eleitor. "A biometria surgiu com a ideia de garantir que um eleitor não vote no lugar de outro eleitor. Só que hoje o projeto está bem maior que isso, pois no futuro próximo teremos o Documento Único de Identificação, que vai juntar o RG, o CPF e o título de eleitor. A biometria do TRE irá compor esse documento para combater crimes e fraudes".
Postos de atendimento em Várzea Grande
Além do posto avançado no 2º Batalhão dos Bombeiros, os eleitores de Várzea Grande podem fazer o cadastramento biométrico nas duas centrais de atendimento ao eleitor instaladas no município.
Uma delas está situada na Avenida Castelo Branco, n. 47, Centro. A outra está localizada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, n, 2367, bairro Cristo Rei. O horário de funcionamento das duas centrais é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.