Cidades

TRE aprova com ressalvas contas de campanha do prefeito de Denise

 
Com a decisão proferida nesta terça-feira (19/11), o Pleno do Tribunal reformou a sentença expedida pelo Juízo da 13ª Zona Eleitoral, que havia desaprovado as contas do candidato eleito, por apresentar algumas irregularidades, entre elas: doação estimada em dinheiro sem avaliação de mercado e nota fiscal respectiva e atraso na abertura de conta corrente após a obtenção do CNJP de campanha.
 
O relator do recurso, o juiz membro, Pedro Francisco da Silva explicou em seu voto que o candidato recebeu 14 doações estimadas em dinheiro e em apenas uma delas não foi apresentada a avaliação de mercado e nota fiscal respectiva. “Houve, entretanto, a emissão de recibo eleitoral. Essa doação, inclusive, corresponde a menos de 10% do total arrecado”.
 
Quanto ao atraso na abertura da conta corrente após a obtenção do CNPJ de campanha, o relator destacou que há nos autos, provas que o candidato só arrecadou recurso e efetuou gastos após a abertura da conta. “Neste caso, o atraso na abertura da conta configurou mera irregularidade formal”.
 
O juiz membro, Pedro Francisco, ressaltou que as contas devem ser aprovadas com ressalvas, quando verificadas falhas que não lhes comprometam a regularidade. “As irregularidades encontradas na prestação de contas do prefeito não têm o condão de impedir a regular análise da origem dos recursos arrecadados e do destino das despesas efetuadas”.
 
Por fim, o Pleno deu parcial provimento ao recurso interposto pelo prefeito para aprovar com ressalvas suas contas de campanha.
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.