Para obter o resultado esperado, as equipes especializadas injetaram ar no navio, de 115 mil toneladas, para apoiá-lo até os dois metros necessários.Uma vez com dois metros de flutuação, o cruzeiro foi deslocado em 30 metros para o mar, ao leste da ilha, e posicionado de maneira sólida com a ajuda de 36 cabos de aço e 56 correntes.Dessa forma, o navio poderá ser rebocado até Gênova, dois anos e meio depois da tragédia.
A segunda fase iniciou na quinta-feira e dorou até este sábado. O ar preenche todos os compartimentos, e todos os detritos nas superestruturas do navio serão retirados para permitir uma navegação segura.Conduzido pelo armador italiano e realizado pelo consórcio americano-italiano Titan-Micoperi, a operação de resgate do navio afundando terá um custo total de cerca de 1,1 bilhão de euros.
A última travessia do Mar Mediterrâneo pelo gigante dos mares – 280 km de comprimento – levará cerca de quatro dias, terminando em 25 de julho. O navio passará a cerca de 25 km da Córsega, perto da ilha de Elba, e a 10 km da ilha italiana de Capraia.O Costa Concordia naufragou depois de se chocar com um rochedo perto da ilha de Giglio, quando transportava mais de 4.200 pessoas de 70 nacionalidades.
O corpo de um garçom indiano, Russel Rebello, que ainda não foi encontrado, apesar dos intensos trabalhos de busca, também poderá ser encontrado no resgate.Enquanto outros membros da tripulação negociam sentenças, o comandante do navio, Francesco Schettino, é o único que está sendo julgado em Grosseto (Toscana, centro) por homicídio por negligência, naufrágio e abandono de navio.
G1