O governador do Estado, Silval Barbosa, e o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, concedem entrevista coletiva sobre o assunto nesta quarta-feira (12.02), às 8h30, no viaduto da MT-040.
Quem trafega pela avenida Fernando Corrêa da região Sul da cidade em direção ao Centro e também no sentido oposto terá o trânsito livre ao passar sobre o viaduto, o que reduzirá o tempo gasto pelo motorista para realizar o percurso.
A estrutura, construída pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, integra o conjunto de obras para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e vai melhorar significativamente a mobilidade urbana na região. A Secopa estima que, antes da obra, cerca de sete mil veículos passavam pelo local por hora, no horário de pico.
Acesso à rodovia Palmiro Paes de Barros
A liberação do tráfego sobre o viaduto vai gerar pequenas mudanças para quem se dirige aos bairros no entorno da rodovia Palmiro Paes de Barros, que também dá acesso ao município de Santo Antônio de Leverger.
Quem trafega da região sul de Cuiabá pela Fernando Corrêa e quer entrar na rodovia deve entrar à direita na avenida dos Caiapós (no bairro Parque Ohara), em seguida à esquerda na rua dos Curiós e novamente à esquerda na rua Beija-Flores, por onde vai seguir e passar por baixo do viaduto, acessando assim a rodovia.
Haverá apenas uma mudança e os motoristas devem ficar atentos. O cruzamento existente na Fernando Corrêa da Costa, que permitia o acesso da rua dos Bem-te-vis com a rua Quatro de Agosto será fechado, e o semáforo será desligado.
Já para quem vem do centro da cidade para a rodovia, continuará percorrendo a rota alternativa, entrando à direita na rua Quatro de Agosto, até chegar à rua Treze de Maio, onde entrará à esquerda e seguirá até a rodovia. O semáforo existente no local vai permanecer, bem como o cruzamento implantado anteriormente. Tanto o viaduto quanto as rotas estão sinalizadas.
A obra – O viaduto rodoferroviário da MT-040 começou a ser construído em fevereiro de 2013 e possui 445 metros de extensão. É constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral de veículos e a via permanente para passagem do VLT. Sob a estrutura haverá pistas marginais e uma rotatória que dá acesso à rodovia e às regiões adjacentes.
Com a entrega da parte rodoviária sobre o viaduto, o Consórcio VLT dará continuidade às obras de drenagem, pistas marginais e da rotatória, embaixo da estrutura. Na parte central do elevado será realizada a instalação dos trilhos grooved, para a via permanente do VLT. Essas atividades serão executadas conforme o cronograma das obras.
Assessoria