Algumas dicas aos que vão construir ou reformar num período em que a economia do País está estagnada
Como não errar e tentar diminuir o custo da obra? Seguem algumas dicas sobre situações em que o barato pode valer a pena.
Não são os “Dez Mandamentos”, mas experiências para construir sem aborrecimentos até o término de um sonho realizado.
É importantíssimo a documentação do terreno, para evitar perda de tempo e transtornos na conclusão do projeto e aprovação nos órgãos públicos.
Invista na contratação de um arquiteto que irá auxiliá-lo desde o projeto até a assessoria técnica, dando soluções adequadas e econômicas.
Contratar um mau pedreiro ou mau empreiteiro é um dos itens de uma obra mal feita e atormentações futuras. Fuja dos amadores e dê preferência aos profissionais qualificados.
Ao comprar materiais básicos não economize na qualidade dos produtos que pretende usar na sua obra.
A sequência no andamento da obra tanto na construção ou reforma, tem que haver ordem em cada fase, não atropele para não ter resultados insatisfatórios.
Os projetos bem detalhados ajudam a planejar a obra, colocam você atualizado nos custos dos materiais utilizados e da mão-de-obra empreitada.
Cada vez que houver mudança ou improviso na obra, seu custo aumenta devido ao desperdício do tempo da paralização e da mão-de-obra. Tudo gera aumento no orçamento final.
Com o mercado dos produtos de construção com pouco giro comercial, é a hora certa de saber comprar os materiais, tanto os básicos como os de acabamentos. São muitas ofertas e formas de pagamento o que facilitará a economia.
Resolva todos os impasses da obra antes de mudar, assim você poderá curtir tudo que planejou para sua nova moradia.