A outra faixa de rolamento permanece bloqueada e será usada para a movimentação de veículos e trabalhadores que atuam na construção da nova ponte sobre o rio Cuiabá. Contudo, futuramente a via será novamente bloqueada.
O trânsito de veículos se torna possível porque o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande concluiu a primeira e a segunda etapa do lançamento das vigas pré-moldadas sobre a ponte em construção, que incluiu no total o içamento de 55 unidades de vigas. O acesso será sinalizado com placas e a área da obra delimitada para garantir a segurança dos trabalhadores e dos motoristas.
Mais 11 vigas, de 40 metros cada, ainda restam ser lançadas. Para essa atividade será necessário interromper o trânsito novamente. O Consórcio VLT e a Secopa-MT informarão aos órgãos competentes e a comunidade sobre essas atividades com antecedência.
A obra
O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande iniciou em junho de 2013 os preparativos para a construção da nova ponte sobre o Rio Cuiabá (Júlio Müller). A ponte está sendo construída à jusante do rio (do lado direito da ponte existente, no sentido Várzea Grande-Cuiabá). Tem cerca de 350 metros de comprimento e será usada para o tráfego de veículos. A central servirá para passagem do VLT, e receberá reforço para suportar a via permanente e o trânsito futuro. A ponte utilizada para no sentido Cuiabá-Várzea Grande não sofrerá alteração.
As etapas de infra e mesoestrutura foram concluídas e agora o Consórcio VLT trabalha na superestrutura. Além do lançamento das vigas, as atividades nessa obra de arte especial (OAE) inclui lançamento de pré-laje, vigas transversinas, atividades seguidas da concretagem da laje, execução de guarda-rodas, guarda-corpo, pavimentação, iluminação, e demais atividades relacionadas ao acabamento.