Mix diário

Trabalho/Marinho: Maior impacto na geração menor de empregos em agosto é dos juros –

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse nesta segunda-feira, 29, que a geração de empregos em alguns Estados do País é influenciada pelas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, mas ele voltou a dizer que o maior impacto vem dos juros, que interferem no conjunto da economia.

“Eu diria que o maior impacto é dos juros, porque as tarifas impactam alguns setores específicos”, disse. “Espero que os santos dos juros possam atacar”, completou o ministro.

Marinho falou durante coletiva de apresentação dos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados há pouco. O mercado de trabalho brasileiro criou 147.358 novos empregos formais em agosto, o pior resultado para o mês de agosto desde 2020.

Perspectiva para próximos meses

Para os últimos meses de 2025, Marinho disse acreditar que o ritmo de crescimento de geração de empregos continuará positivo, “respeitado dezembro, a sazonalidade costumeira”. “Vejo que em setembro, outubro e novembro vão haver crescimentos, todos eles respeitando o ritmo da perda de velocidade.”

Ele disse que, para o ano, deverá ser mantida a ordem de grandeza de 1,5 milhão de empregos. “Talvez mais para menos do que para mais.”

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve