DESTAQUE 1 Plantão Policial

Trabalho escravo: idoso de 63 anos é resgatado de fazenda em MT

Um trabalhador rural de 63 anos, que atuava como caseiro, foi resgatado de condições análogas ao trabalho escravo em uma fazenda localizada em Juína, a 740 km de Cuiabá. A operação de resgate ocorreu entre os dias 8 e 13 deste mês, como parte de uma força-tarefa realizada por Auditores-Fiscais do Trabalho.

Condições Degradantes

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o trabalhador não possuía nenhuma documentação pessoal e trabalhava há 16 anos na fazenda sem carteira assinada e sem receber salário. Durante todo esse período, ele cuidava de ovelhas, galinhas, leitões e cavalos, além de ser responsável pela manutenção de cercas, curral, uma pequena horta, gramado e jardim da propriedade. Até mesmo aos domingos, ele tinha a obrigação de alimentar os animais.

Relato e Constatação

O trabalhador relatou que nunca tirou férias ao longo dos 16 anos de serviço. Os proprietários da fazenda admitiram não efetuar pagamento ao funcionário, justificando que forneciam roupas, sapatos e comida em “contrapartida” aos serviços prestados. Essa situação, conforme a coordenadora do Projeto de Combate ao Trabalho Análogo à Escravidão da Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRTb/MT), Flora Regina Camargos Pereira, evidenciava uma condição de extrema vulnerabilidade social do trabalhador, exacerbada pela ausência de documentos pessoais e pela falta de pagamento.

Submissão e Vulnerabilidade

A ausência de pagamento colocava o trabalhador em uma posição de absoluta submissão em relação aos empregadores. Sem dinheiro e sem qualquer tipo de documento pessoal (certidão de nascimento, CPF, Carteira de Trabalho), ele não tinha a liberdade de sair do local.

Ação das Autoridades

Os empregadores foram notificados para regularizar a situação do trabalhador, incluindo o pagamento das verbas trabalhistas devidas.

Agentes de assistência social da Prefeitura de Juína encaminharam o idoso para um abrigo, onde ele receberá toda a assistência necessária, incluindo a emissão de seus documentos pessoais. A operação também contou com o apoio de uma equipe do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Lucas Bellinello

About Author

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em