Mix diário

Trabalhadores sul-coreanos retornam para casa após detenção em operação migratória dos EUA

Mais de 300 trabalhadores sul-coreanos detidos durante uma operação migratória nos Estados Unidos retornaram nesta sexta-feira, 12, em voo fretado para se reencontrar com seus familiares. Eles estavam entre 475 pessoas presas em 4 de setembro, em uma fábrica de baterias em construção no complexo da Hyundai, na Geórgia.

A divulgação de vídeos mostrando alguns trabalhadores algemados com correntes nos pulsos, tornozelos e cintura causou indignação pública na Coreia do Sul, aliada próxima de Washington.

O Boeing 747-8i da Korean Air pousou no Aeroporto Internacional de Incheon sob aplausos de autoridades, incluindo o chefe de gabinete presidencial Kang Hoon-sik. Jornalistas e cidadãos receberam os trabalhadores com gritos de “Bem-vindos de volta!”. Um deles respondeu: “Estou de volta! Estou livre!”

Um manifestante chegou a abrir uma faixa com a foto do presidente dos EUA, Donald Trump, criticando a repressão migratória, antes de ser contido. O Ministério das Relações Exteriores pediu que a mídia borrasse os rostos dos trabalhadores para preservar a privacidade.

Alguns relataram o choque da operação e as condições severas da detenção. “Ninguém realmente iria querer ficar”, disse Jang Yeong-seon, ao comentar a suposta oferta de Trump para que permanecessem.

Outro afirmou que a pior parte foi dividir o quarto “com o banheiro bem ao lado de onde comíamos e dormíamos”. Fonte: Associated Press.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve