Trabalhadores do setor de construção civil da capital mato-grossense, por meio do Sindicato dos Trabalhadores de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), se reunirão neste domingo (15) para discutir a nova pauta de reivindicações. A assembleia geral busca melhorias nas condições de trabalho dos funcionários. A principal meta é alcançar o reajuste no salário da categoria que teve aumento de 7,5% em 2014.
A reunião deste domingo dará início às discussões da categoria em torno das pautas principais deste ano. Porém, a pauta final a ser discutida nas negociações coletivas deste ano será divulgada somente após deliberação com a categoria.
O presidente do sindicato, Joaquim Santana comentou sobrea atual situação da área e reclamou da paralização das obras da Copa. “A estagnação das obras preparatórias para a Copa do Mundo é outro agravante que tem prejudicado a geração de empregos. Mas as justificativas do empresariado para não investir em melhores salários, por exemplo, é vazia”, explicou o sindicalista. (com assessoria)
Embora o não haja ameaça de desemprego no setor, conforme disse Santana, em curto prazo há expectativa de uma estabilidade na geração de empregos. O alto índice de rotatividade é uma das preocupações da categoria, já que esta situação ameaça o acesso aos benefícios previdenciários e gera precariedade no ambiente de trabalho.