Nacional

Trabalhadores devem aderir a protesto contra tarifas em SP

A decisão foi tomada no sábado (15) pela manhã em reunião com cerca de 100 representantes de várias entidades –entre elas o Movimento Passe Livre, que já organizou quatro protestos na cidade, e a central sindical CSP-Conlutas à qual é associada.
 
Metalúrgicos de São José dos Campos, trabalhadores rurais do interior paulista, operários da construção civil e funcionários do comércio são algumas das categorias que devem engrossar os protestos a partir da semana que vem.
 
"Estamos fazendo neste final de semana uma convocação geral para que, inclusive, nas fábricas e locais de trabalho, as pessoas possam avaliar que agora é o momento de também protestar contra a repressão e ditadura do governo Alckmin", diz José Maria de Almeida, presidente do PSTU e coordenador da Conlutas.
 
"Não apoiamos a depredação. Se a polícia encontra uma pessoa destruindo algo, tem de prender. Mas descer o cacete em trabalhador, estudante que se manifestam é outra coisa", afirma.
 
Segundo o sindicalista, os policiais militares que estiverem trabalhando no ato serão convidados a "desobedecer seus comandantes" e protestar "em vez de bater".
 
A CUT (Central Única de Trabalhadores) e Força Sindical já se posicionaram contra a repressão policial nas manifestações. Mas ainda não está certo a participação de seus sindicatos no protesto de segunda-feira.
 
Na terça-feira (18), uma reunião entre militantes do movimento e a Prefeitura de São Paulo foi marcada para discutir a reivindicação dos manifestantes.
 
"Sem revogar o aumento da tarifa, discutir tarifa social ou até tarifa zero, não adianta chamar para reunião. Porque se o aumento não for cancelado, a partir de quarta-feira haverá o dobro de gente nas ruas", diz Almeida.
 
A ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) também divulgou apoio à manifestação e convocou todos os associados e entidades filiadas a "somarem-se nas ruas nessa luta que também é nossa".
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus