Cidades DESTAQUE 4

Trabalhadores da central de denúncias e emergências dos bombeiros e polícias entram em greve em MT

Paralisação foi motivada por atraso no pagamento de salários, vale-alimentação e outros benefícios há 11 dias.

Por g1 MT

Trabalhadores da empresa Z-Dat Teleatendimento e Serviços, responsáveis pelo atendimento das chamadas de emergência da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil em Mato Grosso, entraram em greve nesta quarta-feira (17). A paralisação atinge o funcionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que também recebe demandas de outros órgãos de segurança.

A central opera os números 190 da PM, 193 dos bombeiros e 197 da Polícia Civil, além de repassar ocorrências para outros órgãos de segurança em todo o estado.

g1 tentou contato com a empresa, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Segundo o sindicato da categoria, a Z-Dat conta com 66 funcionários, dos quais apenas 30%, o equivalente a 20 profissionais, seguem atuando, conforme prevê a legislação para serviços essenciais. Os demais estão com as atividades suspensas até que a empresa regularize o pagamento dos salários, vale-alimentação e outros benefícios, que estão atrasados há 11 dias.

A entidade sindical afirma que negocia com a empresa desde julho para evitar a greve. Um acordo havia sido firmado, garantindo que, a partir de agosto, não haveria mais atrasos. No entanto, o compromisso não foi cumprido. Além dos salários, o vale-alimentação voltou a ser pago de forma fracionada, em desacordo com a convenção coletiva de trabalho da categoria.

Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) informou que os repasses do Governo à empresa Z-Dat estão em dia e que a contratada já foi formalmente notificada para regularizar a situação.

Foto Capa: Ciosp MT

Fonte: https://g1.globo.com

Agência de Notícias

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.