Cidades

Trabalhadores cobram salários atrasados e paralisam obras da MT-020

Foto Reprodução

Trabalhadores da empresa Base Dupla Serviços de Construção Civil Ltda, que realiza obras de pavimentação e asfalto na MT-020 entre Canarana e Paranatinga (838 e 411 km de Cuiabá) estão em greve. Cerca de 30 operários cobram da empreiteira o recebimento de dois salários atrasados.

Os funcionários reclamam também das más condições de trabalho, segundo trabalhadores, falta água e condições sanitárias, além de que os equipamentos e veículos utilizados na obra são antigos. A paralisação teve início no dia 20 de outubro.

Segundo um dos trabalhadores, que preferiu não se identificar, os funcionários ficam em um alojamento precário, às margens da rodovia. "É um alojamento de tábua, não tem zelador de pátio, muitas vezes nós temos que lavar banheiro. É um descaso, desumano", declarou.

Empresas que prestam serviços terceirizados também estariam sem receber os pagamentos. Um dos empresários que alugou um trator para a empresa reclamou que recebeu um cheque no valor de R$ 9 mil, porém estava sem fundo.  "Me passaram um cheque referente a agosto, que foi para o banco, mas estava sem fundos. Depois, na segunda vez que fui ao banco ele tinha sido sustado", disse o empresário.

"É um descaso com a gente, dois meses sem receber nenhum pagamento. É um descaso com as famílias da gente. Tem famílias de funcionários que já estão passando necessidade. Prometem pagar num dia, daí não pagam, daí prometem pagar em outro dia e também não pagam. Muito difícil para nós", disse um funcionário. 

A ordem de serviço da obra, que faz parte do programa Pró-Estradas, foi dada em abril de 2015 e está orçada em R$20,3 milhões. Segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) os repasses para as empresas que executam a obra estão em dia. A reportagem não conseguiu entrar em contato com a empresa Dupla Serviços de Construção Civil Ltda. 

Felipe Leonel

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.