É importante o visitante perceber a manifestação cultural que há aqui, para que ele não volte com a imagem reforçada só do samba e do futebol. Apesar de não sermos um grande centro, eles vão poder percerber a quantidade de coisas que são produzidas aqui e com qualidade, destaca Murilo Alves, presidente do Instituto Ciranda, uma das instituições que participam do projeto.
De acordo com o coordenador do tour, Eduardo Espíndola, o passeio será dividido em dois circuitos. Nos dias pares, de 10 a 28 de junho, os visitantes participarão de atividades no Museu de Arte Sacra e no Museu do Morro da Caixa D'água Velha. Já nos dias ímpares, de 11 a 29 de junho, a visita será no Museu da Pré-História Casa Dom Aquino e o Ponto de Cultura Escola Leite de Pedras. Durante todos esse dias, o ônibus deverá sair da Arena Pantanal e da Fan Park, às 14h para iniciar o passeio.
Após as visitas, os turistas serão levados até o Sesi Papa, local onde devem ser realizados shows musicais durante o mundial.É importante ressaltar que não é um passeio turístico pela cidade, daqueles que o guia fala sobre os locais por onde vão passando. O guia só irá auxiliar dentro do que estiver na programação, salientou Espíndola.
O coordenador também fala que não é necessário se increver para participar do passeio. A ocupação do ônibus deve ser feita por ordem de chegada.Em dois dias é possível fazer o tour completo, comentou Spíndola. Aos sábados, a visita se estende ao Instituto dos Cegos. E durante toda a programação, as visitas devem contar com a monitoramento de integrantes do Instituto Mão Amiga.
Em cada um dos quatro pontos haverá uma oficina de vivência relacionada ao que estiver exposto no local. Estão previstas oficinas de siriri, com ribeirinhos; instrumentos de orquestra, com o Instituto Ciranda; pintura corporal, dança, canto e outros, com indígenas; e malabares, acrobacia, balé aéreo, trapézio e outros, com artistas circenses.
G1