Dez meses depois de revelar sua homossexualidade, e pouco tempo depois de assinar um contrato de 10 dias com os Nets, Collins entrou em quadra e atuou por 11 minutos. Seus números foram poucos expressivos. Já seu feito…
No tempo em que atuou, Collins não pontuou, pegou dois rebotes, roubou uma bola e cometeu cinco faltas. Mas, quando entrou em quadra ou foi anunciado antes do início da partida, foi aplaudido pelo Staples Center lotado, em Los Angeles.
Esta foi a primeira partida do veterano de 35 anos na NBA desde que revelou sua homossexualidade, o que faz de Collins o primeiro atleta gay em atividade nas quatro principais ligas do esporte profissional dos Estados Unidos (NBA, NFL, MLB e NHL).
Collins já havia atuado pelos Nets em suas primeiras seis temporadas da NBA e ajudou a equipe a chegar às finais da temporada 2002-2003, quando a franquia ainda tinha sede em Nova Jersey. Agora, foi contratado para substituir Brook Lopez, que, lesionado, está fora da temporada.
De acordo com Jason Kidd, técnico dos Nets, o processo com Collins será como o que acontece com qualquer outro jogador que assina um contrato de dez dias. Ele será observado para ver se no final pode continuar com a equipe pelo resto de temporada.
Kidd também se negou a falar sobre algo de Collins que não fosse relacionado ao basquete e, nesse sentido, reiterou que o jogador foi contratado para ajudar a equipe com sua experiência. Os jogadores dos Nets também celebraram o retorno do veterano.
Enquanto isso, o próprio Collins, antes da partida, reconheceu que não tinha tempo para pensar em algo extra-campo. "A pressão é a de jogar uma partida da NBA. A última vez que o fiz foi em abril passado, então acho que é pressão suficiente".
Já ao final da partida, o pivô avaliou sua atuação em quadra. "Não estou cansado e acho que vou precisar de vários treinos para entrar em minha melhor forma", afirmou.
Na temporada passada, Collins disputou 38 partidas com Boston Celtics e Washington Wizards e teve média de apenas 1,1 ponto e 1,6 rebote em poucos minutos de jogo. Nas 14 temporadas como profissional, suas médias são de 3,6 pontos e 3,8 rebotes por jogo, em 713 partidas disputadas na liga.
Espn.com