Internacional

Torcida aplaude 1º gay assumido da NBA em LA

 
Dez meses depois de revelar sua homossexualidade, e pouco tempo depois de assinar um contrato de 10 dias com os Nets, Collins entrou em quadra e atuou por 11 minutos. Seus números foram poucos expressivos. Já seu feito…
 
No tempo em que atuou, Collins não pontuou, pegou dois rebotes, roubou uma bola e cometeu cinco faltas. Mas, quando entrou em quadra ou foi anunciado antes do início da partida, foi aplaudido pelo Staples Center lotado, em Los Angeles.
 
Esta foi a primeira partida do veterano de 35 anos na NBA desde que revelou sua homossexualidade, o que faz de Collins o primeiro atleta gay em atividade nas quatro principais ligas do esporte profissional dos Estados Unidos (NBA, NFL, MLB e NHL).
 
Collins já havia atuado pelos Nets em suas primeiras seis temporadas da NBA e ajudou a equipe a chegar às finais da temporada 2002-2003, quando a franquia ainda tinha sede em Nova Jersey. Agora, foi contratado para substituir Brook Lopez, que, lesionado, está fora da temporada.
 
De acordo com Jason Kidd, técnico dos Nets, o processo com Collins será como o que acontece com qualquer outro jogador que assina um contrato de dez dias. Ele será observado para ver se no final pode continuar com a equipe pelo resto de temporada.
 
Kidd também se negou a falar sobre algo de Collins que não fosse relacionado ao basquete e, nesse sentido, reiterou que o jogador foi contratado para ajudar a equipe com sua experiência. Os jogadores dos Nets também celebraram o retorno do veterano.
 
Enquanto isso, o próprio Collins, antes da partida, reconheceu que não tinha tempo para pensar em algo extra-campo. "A pressão é a de jogar uma partida da NBA. A última vez que o fiz foi em abril passado, então acho que é pressão suficiente".
 
Já ao final da partida, o pivô avaliou sua atuação em quadra. "Não estou cansado e acho que vou precisar de vários treinos para entrar em minha melhor forma", afirmou.
 
Na temporada passada, Collins disputou 38 partidas com Boston Celtics e Washington Wizards e teve média de apenas 1,1 ponto e 1,6 rebote em poucos minutos de jogo. Nas 14 temporadas como profissional, suas médias são de 3,6 pontos e 3,8 rebotes por jogo, em 713 partidas disputadas na liga.
 
Espn.com

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que