Isto porque na manhã de hoje, membros do Comitê Organizador Local (COL) da Copa realizaram na Arena Pantanal, o ‘Tour de Experiência nos Estádios’. Na ocasião, jornalistas puderam vivenciar as operações que serão desenvolvidas dentro e fora do estádio, durante os jogos da Copa.
Foram detalhadas situações específicas dos dias de jogos, que incluem a chegada dos torcedores ao estádio, as filas de entrada, verificação de segurança, passagem por catracas, explicações sobre os ingressos e as entradas dos torcedores, informações sobre área comercial e de entretenimento ao espectador, além de simulações de atuação dos stewards (agentes de segurança privada que atuam dentro dos estádios da Copa).
“A Copa do Mundo é uma experiência única, a intenção é que o torcedor possa aproveitar da melhor maneira possível e para isso precisa estar bem informado antes de ir aos jogos. Lembrando que torcedor informado é um torcedor mais feliz e a imprensa é o canal indispensável para que essas informações possam chegar facilmente ao torcedor”, comentou o gerente de Serviços ao Espectador do COL, Marco Sansoni.
Chegada ao estádio
Na chegada ao estádio, o torcedor terá a opção de se deslocar para os dois setores principais de entrada: Leste e Oeste, conforme indicação de seu ingresso. A partir daí, os espectadores irão para as filas de entrada, onde passarão por revista por meio de detector de metal e aparelho de raio-x.
Para evitar grandes filas, é recomendado que os torcedores não levem ao estádio bolsas ou mochilas. É importante ressaltar também, que não será permitida a entrada na Arena com equipamentos como capacete, guarda-chuva, instrumentos musicais ou pirotécnicos, entre outros cuja identificação está no verso dos ingressos.
Passado esse processo, os torcedores irão se encaminhar às catracas de acesso ao estádio, na qual é feita a leitura do ingresso por meio de um chip. Pessoas com mobilidade reduzida, idosos, cadeirantes têm uma fila preferencial.
“Mesmo depois que passar as catracas é fundamental que os torcedores permaneçam com os ingressos em mãos, pois nele constam exatamente as informações do portão de entrada, o setor do estádio, o bloco, a fileira e o assento referente ao seu ingresso”, lembrou Marco Sansoni.
Área comercial e de entretenimento
Em todos os dias de jogos, os portões da Arena Pantanal serão abertos três horas antes do início das partidas e justamente por isso, no entorno da Arena, os torcedores contarão com um espaço de interação.
Neste espaço, o espectador terá à sua disposição uma área comercial com tendas especiais de jogos, loja de produtos licenciados pela Fifa, distribuição de brindes, ações de marketing, lanchonetes, entre outras opções de interação.
“Por isso é importante também que o torcedor chegue cedo ao estádio, além de evitar filas e eventuais problemas, ele poderá desfrutar desse espaço de interação”, reiterou Sansoni.
Transporte
Assim como ocorreu nos quatro eventos-testes realizados na Arena Pantanal, durante os jogos da Copa do Mundo também haverá uma restrição de veículos no entorno do estádio (em um raio aproximado de 1,1km). Desta forma, a maneira mais indicada para chegar à Arena será utilizando o transporte público, que em dias de jogo contará com 11 linhas especiais de ônibus.
“Teremos linhas especiais saindo da região central de Cuiabá, do aeroporto, da região hoteleira de Cuiabá e Várzea Grande, do ticket center (localizado no Pantanal Shopping), enfim, serão 147 ônibus para garantir a boa chegada do torcedor ao estádio”, assegurou o assessor de mobilidade da Secopa, Rafael Detoni.
Ainda de acordo com ele, o valor cobrado por essas linhas especiais será o mesmo da tarifa do transporte público de Cuiabá: R$ 2,80.
Outras informações sobre a operação de trânsito e transporte da cidade para os dias de jogos e sobre o estádio podem ser conferidas no Guia do Espectador, criado pela Secopa. Até o momento, apenas a versão online já está disponível e nos próximos dias a versão impressa será distribuída em pontos como: hotéis, aeroporto, shopping centers, ticket centers, entre outros.