DESTAQUE 3 Plantão Policial

Tolerância Zero aumenta em 35% a apreensão de drogas e gera prejuízo de R$ 250 milhões às facções criminosas

Entorpecentes apreendidos no primeiro semestre do programa levaram à descapitalização das facções e redução dos crimes

Alecy Alves e Willian Silva | Sesp-MT

As forças de segurança de Mato Grosso aumentaram em 35% a quantidade de drogas apreendidas e geraram um prejuízo de R$ 250 milhões às facções criminosas nos seis primeiros meses do programa Tolerância Zero.

Conforme dados do Observatório de Segurança Pública (OBS), subiu de 14,8 para 20 toneladas o total de drogas que as forças policiais estaduais impediram de chegar aos pontos de distribuição e venda entre 25 de novembro de 2024 e 25 de maio de 2025, na comparação com o mesmo período de 2023 a 2024.

Do total de drogas apreendidas, 9,5 toneladas são de maconha, 6,7 toneladas de cloridrato de cocaína e 3,8 toneladas de pasta base de cocaína, segundo relatório da superintendência do OBS, órgão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) vinculado à Secretaria Adjunta de Inteligência (SAI).

“O Tolerância Zero é um projeto inovador que atua em diversas frentes no combate às facções criminosas com um só objetivo, que é proporcionar cada vez mais segurança à nossa sociedade. Aumentar a repressão ao tráfico de drogas, como as forças policiais estão fazendo em Mato Grosso, é fundamental para a descapitalização das facções criminosas e para a redução de outros crimes. Nesses seis meses do Tolerância Zero, reduzimos em 30% o número de homicídios e em 37% os índices de roubos”, destacou o secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri.

Além do empenho pessoal do governador Mauro Mendes e dos investimentos do Governo voltados especialmente ao combate às facções, como a nomeação de 400 policiais, a criação de delegacias especializadas, mudanças de procedimentos e intensificação da fiscalização nos presídios e entre outras medidas, o secretário Roveri atribui o aumento da apreensão de drogas e redução de homicídios e roubos à dedicação dos policiais.

“Nossos policiais estão trabalhando muito e de maneira integrada com o objetivo de reprimir o tráfico e reduzir os índices de roubos, homicídios e todas as modalidades de crimes”, completou o secretário.
 

Foto Capa: Sesp-MT

Fonte: https://www.secom.mt.gov.br

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em